Em “bate-papo” que mantivemos no domingo durante a cobertura das eleições nas Rádios Espinharas, Luis Carlos perguntou o que eu esperava da nova Câmara de Vereadores. Respondi que esperava muitos nomes novos até por conta das quatro novas vagas abertas. O que resultaria segundo meus prognósticos em oito ou dez nomes novos. Quase acertava. Como apenas sete deles se reelegeram (Diogo, Nadir, Lucinha, Sales Júnior, Jefferson, Dr. Ivanes e Toinho Nascimento) só não são dez caras novas por que Dito conseguiu voltar. Os sete remanescentes podem não ser os melhores, mas são certamente os mais ativos, os que mais apareceram para o público. Dos novos, saudamos com entusiasmo a eleição de Fátima Bocão, que esperamos ressuscite na sua atuação, a atuação do grande Chico Bocão de quem é filha. Com o estudo que tem, se tiver a coerência e a dignidade de Chico será certamente uma presença positiva na nova bancada. De Edjane Araújo, de quem só agora vim a saber se tratar da neta de um primo meu, ouvi muitos elogios de sua capacidade como advogada e como eficiente funcionária pública. A professora e dentista Tide Eduardo pode surpreender já que tem também capacidade intelectual e articulação política. Entre os outros, velhos conhecidos como Dito e Ferré, assim como quase desconhecidos para nós até agora como Capitão Hugo, Gordo da Sucata, Ramon de Chica Pantera, Goia e Suélio Caetano, recebi boas referências, mas só dá para avaliá-los quando entrarem efetivamente em atividade como representantes nossos.
O que se espera de todos eles é que se devotem a discussão e solução dos problemas da comunidade, sem picuinhas políticas. Que os adversários saibam fazer uma oposição construtiva, sempre visando o bem público. Que os situacionistas saibam agir sem subserviência ao poder executivo, procurando colaborar na solução dos problemas submetidos à sua apreciação. Que uns e outros ajam com independência, sem nunca perder de vista que foram eleitos representantes do povo para fazer o possível ao seu alcance para melhorar a vida desse povo. E nunca para buscar a satisfação dos seus próprios interesses.
Resta-nos torcer por que sejam legítimos representantes de nosso povo, que espera, deles e do novo prefeito, as mudanças de que Patos tanto precisa.
????!