O prefeito eleito, Dinaldinho Wanderley, pretende criar em Patos uma Fundação Cultural, para cuidar especificamente da cultura e das artes do município de Patos. A ela ficarão, por exemplo, vinculados o São João e todas os eventos tradicionais de Patos. Caberá a ela promover festivais das mais diversas artes e estimular os artistas da terra. Uma das vantagens da Fundação é que ela poderá captar recursos das mais diversas origens, inclusive de doações, o que lhe dará muito mais agilidade para atuar. A ele será destinado um percentual da receita corrente do município, o que lhe dará autonomia financeira, iniciativa inédita entre municípios da região.
A Fundação não ficará dependente de verbas eventuais, embora vá continuar a captá-las, sempre que possível. Outra vantagem é que eventos, como o São João, serão promovidas pela própria fundação, sem necessidade de terceirizar o evento com a decorrente dispersão das receitas.
Outro instrumento que a futura administração pretende reorganizar e que será determinante para fomento da realização de atividades artísticas no município é o Fundo Municipal de Cultura, criado na gestão do prefeito Dinaldo Wanderley. O Fundo Municipal de Cultura é um mecanismo de política pública que proporcionará a concessão de incentivos financeiros a pessoas físicas ou jurídicas, domiciliadas no município, para a realização de projetos culturais. Nele os ativistas culturais vão buscar recursos para seus projetos. Ou seja, ele funcionará como instrumento de fomento aos empreendedores culturais, utilizando-se de um fundo financeiro especialmente formado para financiar as produções artísticas e culturais da cidade, servindo, fundamentalmente, para incentivar a produção de arte e cultura. Este fundo será suprido pela Fundação Cultural que lhe repassará uma parte das receitas correntes do município, ao invés de utilizar renúncias fiscais como forma de captação de recursos.
A criação da Fundação vai esperar até o início do ano, mas acreditamos terá tempo suficiente para organizar o São João 2017. E junto com o Fundo Municipal de Cultura vai proporcionar novos tempos para a cultura e a arte do município.
Que não se preocupem, portanto, aqueles que se dedicam à cultura na nossa cidade. A nova estrutura dedicada à Cultura terá muito mais condições de alavancar a área cultural do município do que tiveram os seus antecessores, pois terá à sua disposição uma fundação que terá muito mais agilidade para realizar atividades culturais. E terá recursos garantidos para isso, com a destinação de um percentual da receita corrente do município, fato inédito na região, proporcionado pela nova administração.
Os patoence estão necessitando de emprego com urgência
Beleza !
Prefeitura Municipal de Patos-PB e a Gastança! Em função da atual e longa crise financeira, todos entes jurídicos públicos(União, Estados e municípios) estão cortando despesas, fazendo junção de secretarias e demitindo funcionários contratados. Infelizmente, o futuro prefeito DINALDINHO(2017) vai navegar da contramão desse momento, ao idealizar a criação da Fundação Cultural Municipal em Patos. Cá pra nos meus conterrâneos patoenses, nos parece que DINALDINHO vai equivaler a FRANCISCA MOTA de saia VERSÃO JOVEM.
A criação da Fundação visa otimizar o uso dos recursos públicos e privados dirigidos para a realização de eventos culturais. No formato atual alguns eventos beneficiam mais os interesses privados do que os interesses públicos.