Posts da Semana

By | 14/01/2017 10:55 pm

 

Prefeito Dinaldinho e Secretário de Agricultura participam de reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 11/01/2017 4:30 am

A gestão do prefeito Dinaldinho Wanderley tem procurado conhecer de perto as demandas da população e, para isso, tem participado de reuniões com os mais diversos setores da sociedade. Na manhã desta segunda-feira (09), o prefeito esteve acompanhado do secretário de Agricultura, João Paulo, e do vereador Ferré Maxixe, representando o poder Legislativo, onde participaram da primeira reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do município de Patos que foi realizada na sede do Sindicato Rural.

Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural, Sebastião dos Santos Lima, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Manoel Messias, e todos os presidentes das 27 associações e comunidades rurais do município de Patos, os quais expressaram as suas principais necessidades e as demandas que precisam ser supridas, como a construção de barragens subterrâneas, abastecimento de cisternas, abertura de cacimbas, corte de terras, entre outras obras de combate a seca.

Após ouvir os presidentes de associações, o Secretário de Agricultura destacou que vai visitar, pessoalmente, cada comunidade para verificar a realidade dos locais e suas necessidades, tendo em vista que cada uma possui demandas diferentes em maior ou menor medida, “nós debatemos com os agricultores algumas demandas que estavam acumuladas na nossa secretaria desde outubro do ano passado, como por exemplo, a distribuição de água pelos carros pipas. A partir de hoje, nós faremos essa distribuição nos moldes da Operação Pipa do Exército Brasileiro para que os agricultores não precisem mais procurar a secretaria para solicitar o abastecimento de água. Queremos que isso se torne algo automático, depois que for feito o levantamento do consumo de todas as comunidades”, comentou o secretário João Paulo.

O prefeito Dinaldinho avaliou a reunião como positiva e deixou uma mensagem de compromisso da sua gestão com o homem do campo, “quero que vocês saibam que o nosso governo é parceiro e amigo do homem do campo. Confio demais nos trabalhos da Secretaria de Agricultura. Temos lá pessoas capacitadas, técnicos e profissionais que sabem o que estão fazendo e procurando, junto às associações, o que é melhor para cada comunidade”, destacou.

 

Dinaldinho visita obras do Canal do Noé Trajano

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 11/01/2017 4:31 am

No final da tarde desta segunda-feira (09), o prefeito Dinaldinho Wanderley,  juntamente com o Secretário de Infraestrutura, Antônio Carlos de Figueiredo Martins (Lito), o diretor da Viga Construtora (responsável pela obra),  Marxwell Lacerda, e respectivas equipes estiveram fazendo uma vistoria na obra de construção do canal do Noé Trajano que coletará as águas do Conjunto Noé Trajano e desaguará no Canal do Frango.

O motivo da visita foi a verificação do andamento da obra, com vistas a liberação de recursos já devidos à empresa. A obra já atingiu 46% da sua execução e tem previsão de conclusão até o final do ano, a menos que surja algum imprevisto causado pelo inverno que se inicia.

Constatado o estado da obra, foi verificada a necessidade de um estudo com relação à destinação do esgoto da área do entorno do canal, não incluída no projeto original. O prefeito Dinaldinho Wanderley, determinou à Secretaria de Infraestrutura que seja feito um projeto adicional com respectivo orçamento para captação de recursos para sua construção, “nós verificamos aqui que ainda existe um problema de esgoto, a prefeitura tem que fazer um projeto e verificar como vai ficar esta rede de esgoto para que não ocorra a entrada de esgoto dentro do canal”, avaliou o prefeito.

Outra determinação do prefeito foi com relação a uma construção existente no trajeto do canal que vinha impedindo, desde as duas administrações anteriores, que a construção do canal atingisse o seu ponto inicial, nas margens da BR 230. Dinaldinho iniciou entendimentos com o proprietário para realocá-lo fora do trajeto do canal.

 

Prefeitura, Defesa Civil e demais órgãos se mobilizam após primeira chuva na cidade

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 11/01/2017 4:32 am

A primeira chuva caída em Patos este ano, apesar de intensidade inferior a 100mm, se constituiu num teste importante, para as estruturas da cidade e para a atuação do novo governo.

Iniciada a chuva, por volta das vinte horas desta segunda-feira (09) começaram a aparecer problemas em alguns locais. O canal do Frango, embora não transbordasse, ficou cheio e o represamento em algumas ruas provocou alagamento em duas casas na comunidade Dom Bosco. Uma loja de revenda de veículos no bairro do Jatobá teve parte de sua cobertura derrubada. Muros de casas ruíram. Faltou energia em várias ruas da cidade. A UPA do Campo da Liga ficou alagada. O PA Maria Marques teve alagamento nas partes mais baixas sem prejudicar o atendimento normal dos pacientes que o procuraram. Parte do tapume do Teatro caiu impedindo a passagem de veículos por suas laterais.

Quando começaram a aparecer os primeiros problemas, o prefeito Dinaldinho Wanderley acionou a sua equipe e passou a percorrer todos os locais onde se previam problemas e aqueles onde efetivamente aconteceram. Percorreu as adjacências do Canal do Frango, foi ao Morro, esteve na loja parcialmente desmoronada no Jatobá, visitou o PA Maria Marques e outros locais onde aconteceram incidentes. Em todos eles determinou providências.

Desde o aparecimento dos primeiros problemas, a Defesa civil, as Secretarias de Infraestrutura, de Saúde, de Agricultura, de Desenvolvimento Social, de Serviços Públicos, de Desenvolvimento Econômico, a STTRANS junto com o pessoal do Gabinete, passaram a agilizar providências para minimizar os problemas que ocorreram em praticamente toda a cidade.

Uma equipe da Defesa Civil, da STTRANS e de várias secretarias passou a noite de plantão e de sobreaviso acompanhando problemas e tomando providências, ”nós tivemos a preocupação de colocarmos a defesa civil, a infraestrutura, os serviços públicos e o SAMU a disposição da população e alertamos todos os nossos serviços para que fiquem de prontidão para qualquer dano ou problema que possa ocorrer no nosso município”, destacou o prefeito Dinaldinho.

Dando continuidade ao planejamento das ações, o prefeito Dinaldinho, esteve reunido, na manhã desta terça-feira (10) com representantes da Defesa Civil e de várias secretarias para fazer uma avaliação dos estragos provocados pela chuva, das providências já tomadas e determinação de outras medidas que se tornem necessárias.

 

Dinaldinho determina providências relativas ao enfrentamento das chuvas

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 11/01/2017 4:35 am

Em reunião na manhã desta terça-feira (10), no Gabinete com os secretários Antonio Carlos (Lito), de Infraestrutura; João Paulo Lacerda, de Agricultura; Andressa Lopes, da Saúde; Jardelson Medeiros e seu adjunto Nael Siqueira, de Serviços Públicos, além do Sargento Otaviano Ferreira, da Defesa Civil, o prefeito Dinaldinho Wanderley determinou uma série de providências para enfrentamento das chuvas que se prenunciam e suas consequências.

O prefeito determinou a limpeza imediata de ruas do entorno do canal do Frango que possam impedir o curso normal das águas da chuva, retirando mato e lixo. Providências no mesmo sentido foram determinadas com relação às ruas, onde a passagem das águas deságua no início do canal do Morro, assim como a limpeza de toda a extensão do canal da Palmeira. Determinou também que fossem alertadas as autoridades Federais e Estaduais com relação ao assoreamento do rio Espinharas que pode provocar alagamentos nas ruas das suas margens. Medidas semelhantes foram recomendadas a sua equipe com relação a problemas de alagamentos que forem surgindo.

Com relação à Secretaria de Saúde, foi determinado que se mantivesse o PA Maria Marques e o SAMU de sobreaviso para atender qualquer emergência e que desenvolvessem uma campanha de prevenção das doenças provocadas pelas enchentes.

Também foi recomendado a Secretaria de Educação a realização de uma campanha de mobilização dos alunos para sensibilizar seus pais e vizinhos para manterem as ruas limpas, a fim de evitar que o lixo provoque entupimento das galerias.

Por fim, o prefeito conversou via telefone com o governador Ricardo Coutinho, a quem relatou os problemas enfrentados com as primeiras chuvas e solicitou a cessão de máquinas e equipamentos da residência local do DER para ajudarem na limpeza de ruas e galerias.

Ao final da reunião Dinaldinho fez uma avaliação das medidas que foram tomadas e das que serão realizadas, “nós verificamos que conseguimos vencer, no primeiro momento, a questão das chuvas. Neste segundo momento nós já determinamos que a infraestrutura e os serviços públicos façam a limpeza das galerias e dos lixos que se acumularam nos terrenos. Estamos fazendo a limpeza para que quando venham as benditas chuvas de Deus elas não causem transtornos como aconteceu nesta segunda-feira”, avaliou.

 

Prefeito Dinaldinho vistoria limpeza de canais

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 11/01/2017 3:38 pm

O prefeito Dinaldinho Wanderley acompanhado do Secretário de Serviços Públicos, Jardelson Medeiros, e auxiliares estiveram, na manhã desta quarta-feira (11), no bairro do Morro para vistoriar o trabalho de limpeza no canal, e nas ruas adjacentes a fim de evitar futuros alagamentos.

Homens e máquinas cedidas pelo DER (Departamento Estadual de Rodovias) e da Secretaria de Serviços Públicos  já estavam empenhados no trabalho de limpeza.

Depois da visita ao canal do Morro, o prefeito Dinaldinho continuou com a sua vistoria dirigindo-se ao bairro do Salgadinho onde existe um canal na comunidade Nova Brasília. No local, também estava uma equipe empenhada na limpeza, tanto do interior do canal, quanto das ruas e terrenos baldios do entorno. Dinaldinho vistoriou todo o trecho do canal e adjacências.

 

Prefeito Dinaldinho iniciou contatos visando reinício de obras de Teatro

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 11/01/2017 4:44 am

O prefeito Dinaldinho Wanderley fez uma visita às obras do teatro municipal na manhã desta terça-feira (10) para verificar o estado da construção, inclusive observando a destruição de parte dos tapumes que protegem a obra. Com ele estavam o Secretário de Infraestrutura, Antônio Carlos (Lito) e o Secretário de Cultura, Esportes e Turismo Nalfrânio Sátiro.

Durante a visita, Dinaldinho encontrou-se com o sócio principal da empresa TCL, responsável pelas obras de construção do teatro, engenheiro Fernando Fleury. Depois de verificarem o estado da construção, no que foram acompanhados pela Dra. Virgínia Gomes, engenheira da Secretaria de Infraestrutura, discutiram a situação financeira ligada à obra. O Dr. Fernando deu conta dos valores já recebidos pela construção, dos valores a receber pelo que já foi construído, assim como a disponibilidade de recursos que servirão para a conclusão da obra.

Ao final da visita, acertaram que a Prefeitura fará um determinado aporte de recursos destinado à empresa, para que esta reconstrua, emergencialmente, os tapumes e a construção volte a ficar protegida e, em seguida recomecem as obras.

O recomeço das obras é do maior interesse da nova administração e o prefeito Dinaldinho prometeu todo empenho para conseguir a liberação dos recursos que permitam a conclusão do teatro municipal:,”tivemos uma conversa com o construtor e com a secretaria de infraestrutura e acertamos de forma emergencial o conserto dos tapumes. Vamos ter uma conversa também com o Ministério da Cultura que é o responsável pelo dinheiro da construção para que agilize o mais rápido possível a conclusão da construção, já que é uma obra que está no centro da cidade e está causando transtornos a mobilidade urbana. Todas as obras que estão inacabadas, paradas ou com problemas estruturais nós vamos concluir”, destacou.

Outro detalhe discutido durante o encontro foi a possibilidade de o pavimento térreo do teatro acomodar as Secretarias de Educação e Cultura, Esportes e Turismo, assim como a futura Fundação Cultural, já que o teatro propriamente dito se restringirá praticamente apenas ao pavimento superior, inclusive com o acesso próprio através de uma rampa.

 

PROCON divulga lista de preços e recomendações sobre material escolar.

By Luiz Gonzaga Lima de Morais | 12/01/2017 6:03 am

Para orientar os pais de família na compra do material escolar para os seus filhos, o PROCON municipal divulga pesquisa realizada, esta semana, nas papelarias da cidade.

Faz também algumas orientações aos pais sobre os direitos do consumidor:

  • a escola só poderá exigir os materiais utilizados nas atividades pedagógicas diárias do aluno (tinta guache, lápis, caneta, borracha, etc);
  • as informações devem ser adequadas e claras, dados tais como composição, qualidade, quantidade coerente com as atividades praticadas pelo aluno, sem restrição de marca ou indicação de local de compra do material, por atentar contra a liberdade de escolha e livre concorrência;
  • não podem ser incluídos na lista materiais de uso comum ou coletivo (produtos de higiene, limpeza, atividade de laboratório, etc), bem como aqueles utilizados na área administrativa. A prática, além de abusiva, nos termos do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, é proibida, como dispõe o parágrafo 7º do artigo 1º da Lei 9.870/99;
  • os estabelecimentos não podem promover a venda casada, ou seja, só vender um produtos se você comprar outro;
  • Uma sugestão aos pais ou responsáveis é perguntar se as papelarias concedem descontos em compras grandes. Neste caso, os consumidores podem se juntar em grupos, de parentes ou vizinhos, para promoverem aquisições coletivas com preços reduzidos.

 

Veja a seguir uma lista de produtos que não podem ser exigidos pelas escolas:

Verifique os preços obtidos nas pesquisas feitas nas papelarias de Patos:

Estabelecimentos pesquisados       RAIO PATOENSE CARRETEL
Produtos Quantidade
Caixa de giz de
cera
6 unid. 1,50
(KOALA)
12 unid. 1,10
(MARIPEL)
2,90
(KOALA)
Caixa de lápis de
cor
12 unid. 6,50
(MULTI COLOR)
3,70
(LAPRA)
13,30
(LEO FRAG)
24 unid. 12,90
(COLOR PEPS)
18,00
(MAPED)
Caixa de lápis
hidrocor
6 unid. 2,95
(TRIS)
5,25
(COMPACT)
2,50
(TRIS)
12 unid. 5,95
(TRIS)
6,30
(MAPED)
5,50
(CIS)
Lápis de grafite 1unid. 0,35
(LEO LEO)
0,30
(MASTER PRINT)
0,50
(MULTI COLOR)
12unid. 3,00
(MASTER PRINT)
14unid. 7,20
(FABER CASTELL)
Caneta
Esferográfica
1unid. 0,85
(BIC)
0,70
(COMPACT)
0,70
(TRIS)
2unid.

 

Borracha Tinta 0,70
(MERCUR)
0,60
(MERCURI)
Ponteira 0,25
(MERCULES)
0,20
(MERCURI)
0,20
(MERCURI)
Branca 0,60
(MERCUR)
0,45
(MERCURI)
Apontador Comum 0,35 0,20
Transferidor 180° 1,45
(POLI)
1,50
(WALEU)
0,40
(WALEU)
360° 1,80
(WALEU)
1,50
(WALEU)
Kit Completo 7,30
(POLI BRAS)
6,70
(WALEU)
Compasso Plástico 3,40
(MAPED)
4,50
(COMPACTO)
6,50
(TRIS)
Metal 6,30
(SIS)
Régua 15 cm 1,50
(WALEU)
1,30
(WALEU)
0,80
(WALEU)
30 cm 0,55
(WALEU)
0,60
(WALEU)
0,60
(PLASTIC)
50 cm 4,00
(WALEU)
3,60
(WALEU)
3,10
(WALEU)
Tesoura S/Ponta 2,90
(TRIS)
2,70
(TRIS)
2,20
(BRW)
Cola Branca Pequena 0,55
(KOALA)
0,95
(KOALA)
0,85
(KOALA)

 

Média 1,45
(NEW MAGIC)
1,40
(KOALA)
1,50
(GLINORT)
Cola Colorida 4unid. 3,80
(KOALA)
4,00
(KOALA)
6unid. 7,30
(GLINORTE)
6,00
(KOALA)
7,80
(ACRILEX)
Glitter 0,70
(APLICOR)
0,70 0,70
(GLINORT)
Fita Adesiva
45×45 3,85
Fita Crepe 12×50 12,50
(ALDEBRÁS)
Fita Gomada 38×50 14,95
Pincel Nº 10 2,00
(KIT)
2,90
(CASSIA)
1,30
(CASSIA)
Nº 12 2,50
(KIT)
3,50
(CONDOR)
2,00
(CASSIA)
Nº 14 2,80
(KIT)
3,50
(CASSIA)
1,20
(CASSIA)
Nº 16
Tinta para tecido 40ml 1,95
(EVIDENT)
2,60
(GATO PRETO)
2,10
(GATO PRETO)
Caixa de Modelar 6unid. 1,20
(KOALA)
2,00
(KOALA)
12unid. 3,90
(APLICOR)
3,50
(KOALA)

 

Caixa de modelar
amido
6unid. 2,95
(SOLFT)
12unid. 3,90
(APLICOR)
4,80
(SOLFT)
3,60
(ACRILEX)
Tinta Guache 6unid. 3,20
(EVIDENT)
3,00
(KOALA)
3,30
(ACRILEX)
Cartolina Comum 1 unid. 0,70 0,70 0,65
Cartolina Colos
Sete
1 unid. 0,90 1,00 0,80
Cartolina Laminada 1 unid. 1,80 1,50 1,30
Cartolina Micro
Ondulada
1 unid. 2,90 2,70 2,30
Cartolina Lustrosa 1 unid. 0,50 1,70 1,45
Papel Crepom 1 unid. 0,90 1,00 0,75
Papel Seda 1 unid. 0,30 0,20 0,15
Papel 40 1 unid. 0,80 1,10 0,50
Papel 60 1 unid. 1,00 1,35 1,00
Papel Camurça 1 unid. 0,80 0,70
Folha de EVA Comum 1,70 1,80 1,50
Glitter 6,50 6,70 4,70
Estampada 6,85 4,20 0,50
Escarcela c/elástico 1 unid. 2,10 1,75 1,50
Papel Ofício 100 fls 4,95
(CHARMEQUINHO)
5,15
(CHARMEQUINHO)
4,15
(REPORT)
 200 fls
Cartografia
(Caderno de
96 fls 16,90
(TILIBRA)
5,80
(FORONI)
7,50
(JANDAIA)

 

Desenho
Caderno Brochura 48 fls 0,80
(FORONI)
1,00
(FORONI)
2,98
(FORONI)
96 fls 2,80
(JANDAIA)
2,20
(FORONI)
4,00
(FORONI)
Caderno Espiral 48 fls 3,50
(BAG)
1,10
(TERRA E SOL)
2,50
(BAHIA)
96 fls 5,50
(JANDAIA)
2,20
(TERRA E SOL)
4,40
(TILIBRA)
Caderno Brochurão 01 Matéria 5,95
(JANDAIA)
10,50
(SÃO DOMINGOS)
5,00
(FORONI)
Caderno 10 Matérias 19,90
(CADERSIL)
18,50
(SÃO DOMINGOS)
11,90
(JANDAIA)
12 Matérias 14,50
(TILIBRA)
15 Matérias 14,90
(PHYRA)
17,00
(FORONI)
20 Matérias 21,95
(PHYRA)
24,70
(CADERSIL)

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *