Aprovado por unanimidade e em primeira votação PL que cria a Fundação Cultural de Patos (FUNDAP)

By | 11/06/2017 6:50 am

 

Os vereadores da Câmara Municipal de Patos, aprovaram por unanimidade, em primeira votação, dois projetos de lei, sendo um deles de autoria do Poder Executivo.

O PL n° 05/2017, PE, cria a estrutura Organizacional da Fundação Cultural do Município de Patos (FUNDAP) e dá outras providências.

 

De acordo com o relator da Comissão de Constituição e Justiça, Diogo Medeiros (PSB), houve um estudo mais complexo e aprofundado do PL para que a CCJ pudesse dá um parecer consistente e com segurança. “Na noite de hoje apresentamos o parecer, o projeto foi votado em primeira votação onde na próxima semana irá para a segunda votação para encaminhar ao prefeito para que ele possa sancionar”, explicou.

 

O relator ainda disse que devido à criação dos cargos dentro do PL da FUNDAP foi necessário o parecer da Comissão de Finanças.

 

A Fundação Cultural de Patos tem a finalidade de planejar e executar a política cultural do município com atividades que visem o desenvolvimento cultural, com autonomia orçamentária, financeira, patrimonial e auto-organizacional, dentro dos limites previstos nesta Lei Complementar.

 

Já o PL n° 08/2017 de autoria da vereadora Nadir Rodrigues (PMDB) determina a adoção de linguagem compreensível às pessoas com deficiência auditiva em peças teatrais e nas exibições de filmes nacionais e estrangeiros nos cinemas localizados no município de Patos.

(Ascom CMP)

(+) Comentário do programaA Assessoria de Comunicação da Câmara cometeu um engano na manchete.  Não foi a Fundação que foi criada por este projeto de lei. A Fundação já existe. O projeto criou a estrutura da fundação, criando os cargos desta estrutura. Grande parte destes cargos, por sinal, serão ocupados por pessoas que ocupavam cargo semelhante na parte da antiga Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, que se dedicava à cultura. Devem ser transferidos da Prefeitura para a Fundação. Com relação ao projeto da vereadora Nadir, uma pergunta que não quer calar: quem vai fiscalizar se a linguagem de peças teatrais e filmes é compreensível para as pessoas que têm deficiência auditivaW. Se a prefeitura tiver que criar uma estrutura para isso, vai haver aumento de despesas e o projeto da ilustre vereadora deve ser considerado inconstitucional. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

2 thoughts on “Aprovado por unanimidade e em primeira votação PL que cria a Fundação Cultural de Patos (FUNDAP)

  1. Ataimar Nóbrega LucenaAtaimar Nóbrega Lucena

    Câmara de Vereadores de Patos(PB) – Projeto: Fundação Cultural de Patos(PB) – Parabéns pelo passo inicial e positivo na aprovação dessa propositura. O que os PATOENSES esperam é que a operacionalização dessa Fundação tenha como metas: a ética, a moralidade, a racionalidade e a transparência orçamentária.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *