Parceria entre a Secretaria de Saúde, UFPB e UnB capacitará profissionais de saúde para acolhimento a grupos LGBT

By | 08/09/2017 3:06 pm

Representantes da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Defensoria Pública do Estado e Profissionais da Atenção Básica na Saúde do Município de Patos estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira, (05/09), na Secretaria Municipal de Saúde, a fim de apresentarem planos para um curso de formação com 80 horas na modalidade semi presencial, junto a UFPB, Universidade de Brasília (UnB) e Defensoria Pública da Paraíba.

 

A ideia do curso surgiu depois de levantamentos feitos pelo núcleo de estudos da saúde coletiva da UFPB que percebeu a forma de tratamento com a pessoas que englobam o grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais) que sofriam certos preconceitos no atendimento da atenção básica, como: Unidades Básicas de Saúde e outros setores relacionados. A Defensoria Pública também entrou na parceria com o intuito de evitar demandas judiciais, uma vez que algumas pessoas procuravam o judiciário para denunciar alguns atendimentos. Com isso, o curso tem como objetivo principal trazer aos profissionais da atenção básica uma maior qualificação e cuidados para atender essa classe que ainda sofre com o preconceito por parte da população.

 

A pesquisadora em saúde pública do núcleo de estudos de saúde coletiva da UFPB, Racknelly Soares, veio apresentar a proposta do curso que é voltada para a atenção básica onde os participantes serão multiplicadores para uma efetivação desse serviço.

 

Também esteve presente na reunião a representante da Defensoria Pública do Estado, Maria dos Remédios Sousa, que falou da importância dessa parceria, onde a defensoria procura prestar um bom serviço ao cidadão,  pois no núcleo de saúde as demandas judiciais não são executadas sem que antes aconteça uma negociação para evitar processos que, em muitos casos, se prolongam com o tempo.

 

 

A gerente da Atenção Básica do Município, Denise Melquiades, classificou a parceria como muito importante e, através desse curso, capacitar os profissionais da atenção básica para o melhor tratamento com as pessoas do grupo LGBT.

 

As inscrições para o curso já estão abertas e podem ser feitas na própria  sede da Secretária de Saúde, com a gerência de atenção básica, que está localizada na Rua João Soares, Nº 167, Bairro Jardim Califórnia, em Patos.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *