Governo inaugura Casa Lar para crianças e adolescentes sob medida protetiva, em São Bento. E por que não em Patos?

By | 10/09/2017 4:49 am

 

(Portal do Correio da Paraíba)

 

O Governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira (6), em São Bento, no Sertão paraibano, a 275 km, a segunda Casa Lar, equipamento destinado a acolher crianças e adolescentes sob medida protetiva. A Casa Lar de São Bento, com capacidade para atender até dez crianças e adolescentes com 18 anos incompletos, beneficiará mais sete municípios, que formam a 8ª Região.

Antes, crianças e adolescentes que tinham os direitos violados eram obrigados a viajar centenas de quilômetros para obter medida protetiva, prevista no Artigo 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A Casa Lar de São Bento, assim como a de Itaporanga, inaugurada semana passada, irá oferecer atendimento psicossocial, com acesso à escola, facilitando a reinserção no ambiente familiar. A instalação do equipamento é resultado de uma parceria com o Governo do Estado, que tem a meta de criar 210 vagas de medida protetiva.

A gerente executiva de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), Patrícia Larrissa Oliveira, destacou que a chegada da Casa Lar ao município de São Bento preenche uma enorme lacuna na região.

“Comumente, essas crianças ficam a 300, 400 quilômetros de sua cidade por falta de um lugar que tivesse esse tipo de acolhimento. Agora, elas têm direito à convivência familiar, com cuidadores sociais, e comunitária, garantindo a reinserção dessas crianças no ambiente familiar, afirmou.

 

Comentário do programa – Não sei que prevenção é esta do Governo do Estado contra a cidade de Patos. Proporcionalmente à nossa população, Patos tem muito mais necessidade de uma casa dessas do que São Bento e Itaporanga. Os nossos adolescentes são recolhidos na cidade de Sousa que fica a 120 km de Patos, obrigando seus parentes a uma longa viagem para vê-los. Tenho uma amiga que se obriga a esta viagem duas/três vezes por mês, para ver e levar algum conforto para um filho recolhido em Sousa, muitas vezes sem sequer conseguir vê-lo. Imaginem o desconforto e as despesas que isto lhe acarreta, numa família das mais carentes. Por que, até agora o Governo do Estado não dotou Patos de um equipamento semelhante? Onde estão as lideranças políticas ligadas ao Governador que não pleiteiam um benefício tão importante para a nossa cidade, preocupados mais em arranjar empregos para seus cabos eleitorais? (LGLM)

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *