CEREST de Patos promove capacitações para servidores e faz balanço positivo de ações durante a semana

By | 19/10/2017 2:14 pm

Com o objetivo de propor estratégias para promoção da saúde do Trabalhador, o Centro de Referência do Trabalhador Regional de Patos (CEREST) realizou, durante esta semana, visitas aos municípios de Igaracy e Aguiar, que fazem parte da área de abrangência da 7 Regional de Saúde e são competência do Centro, para fazer capacitações com profissionais de saúde ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) da rede municipal de cada local.

 

Nas visitas, foram traçadas metas para elaboração de um plano de ação em saúde do trabalhador abordando os eixos principais, como a Vigilância em saúde do trabalhador; Atenção à saúde do trabalhador; Educação permanente em Saúde do trabalhador; os mecanismos para a discussão na Secretaria Municipal de Saúde da relevância da saúde do trabalhador; a capacitação das equipes de saúde da família quanto às notificações no Sistema de Informações de Agravos de Notificações de acidentes de trabalho.

 

De acordo com a coordenadora do CEREST, Yara Dayane de Lira, essas visitas fazem parte de um plano de meta que busca capacitar os municípios na condução da atenção a esse público. “Foram bastante produtivas as visitas, pois esses municípios sequer realizavam notificações e, a partir de agora, esse pessoal passa a conhecer a ficha de notificação e papel do CEREST em relação à saúde do trabalhador”, frisou.

 

O que é o CEREST

 

Criado a partir da Portaria Ministerial 1.679/2002, os CEREST’s são Centros de Referências Especializados em Saúde do Trabalhador cuja finalidade é a de ampliar a Rede Nacional de Atenção à Saúde dos Trabalhadores (RENAST), integrando os serviços do Sistema Único de Saúde-SUS, voltados à Assistência e a Vigilância, de forma a congregar/unificar os esforços dos principais executores com interface na Saúde do Trabalhador, tendo como objetivo atuar, prevenindo, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde coletiva como as mortes, acidentes e doenças relacionados com o trabalho. (IN – MN)

 

 

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *