Por Iluska Nóbrega Quarta-Feira – 17 de Janeiro de 2018
O ‘Janeiro Roxo’ dá destaque a hanseníase, uma doença silenciosa que necessita de vários cuidados especiais. Para fazer um alerta sobre esse problema, a Secretaria de Saúde de Patos, por meio da gerência de Vigilância em Saúde, preparou um “Pit Stop” para o próximo dia 22, quando se comemora, no mundo inteiro, o dia de combate a Hanseníase. A ação acontecerá em frente à sede da Prefeitura Municipal de Patos, com distribuição de panfletos e cartazes falando sobre a doença.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), na Paraíba foram diagnósticos 425 casos da doença, em 2017; sendo João Pessoa, com 66 casos, a cidade com mais ocorrências registradas no ano passado. Em segundo lugar, ficou Campina Grande, com o registro de 44 incidências.
Dessa estatística, 26 estão em tratamento em Patos, de acordo com informações repassadas pelo gerente de Vigilância em Saúde, Larrimer Morais. “A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. Apesar de ter cura, é preciso ser tratada para não deixar sequelas. Mancha na pele com pouca ou nenhuma sensibilidade pode ser um forte indício da doença”, alertou.