Secretaria Municipal de Agricultura fará Cadastro Ambiental Rural (CAR) de propriedades com até 50 hectares

By | 10/02/2018 10:06 pm

 

Por COORDECOM   Terça-Feira – 6 de Fevereiro de 2018

 

A Secretaria Municipal de Agricultura deu início nesta segunda-feira, dia 05, às inscrições para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) destinado a proprietários de áreas que possuam até 50 hectares de extensão. A inscrição no CAR será feita de forma gratuita.

 

O CAR é um cadastro eletrônico que contém os dados básicos das propriedades rurais, é de caráter obrigatório e os dados informados são de responsabilidade do proprietário. Quem não inscreve sua propriedade no CAR, não poderá ter acesso a crédito rural, licença ambiental e diversas outras políticas de incentivo.

 

É também um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização das propriedades e posses rurais quanto à questão ambiental, pois o CAR obedece a uma exigência do Código Florestal (Leis 12.651/12 e 12.727/12) onde o Cadastro identifica a área, estabelece as Áreas de Proteção Permanente (APPs) e suas reservas legais.

 

“Hoje é uma exigência legal que todas as propriedades elas tenham um Cadastro Ambiental Rural e o governo deu um prazo final que é até o final de maio para que sejam realizados. Então pensando nos agricultores mais carentes o prefeito Dinaldinho determinou que buscássemos formas de realizar esse cadastro ambiental. Nós faremos o cadastro ambiental das propriedades de 50 hectares, podendo haver uma dilatação de até 10 hectares a mais. Será de forma totalmente gratuita, vale ressaltar que propriedades desse tamanho o agricultor teria que pagar cerca de 500 reais para fazer seu cadastro,” informou o secretário de Agricultura de Patos, João Paulo Lacerda.

 

Para fazer o CAR de sua propriedade, o interessado deverá comparecer na sede da Secretaria de Agricultura, localizada na Rua Alto Casteliano, nº 590 – bairro Santo Antônio, munido de xerox de CPF, RG, comprovante de residência, escritura da propriedade, ITR, Incra, contrato de compra e venda. Na oportunidade o requerente passará por uma entrevista para que a situação da propriedade seja analisada.

 

“Além de ser gratuito, outra vantagem é que o agricultor receberá o CAR de sua área com todo o croqui de sua área que vai constar a reserva legal e de proteção permanente, então ele vai ter uma noção da sua propriedade, do que ele deve ou não deve fazer, de onde ele pode ou não plantar, e que não deve desmatar. Faremos esse croqui impresso completo ao agricultor,” revelou João Paulo.

 

Para a efetivação do cadastro a propriedade precisa obedecer a alguns critérios, como a área não deverá ultrapassar quatro módulos fiscais (50ha) com tolerância de até mais (10ha); a delimitação do perímetro será realizada de acordo com as informações do proprietário, onde será assinada uma declaração de anuência pelo mesmo; o trabalho realizado será exclusivamente o Cadastro Ambiental Rural, sendo entregue ao proprietário: Recibo, Protocolo, Formulário de Preenchimento do CAR, cópia da Declaração de Anuência, Declaração de Posse (se for o caso) e Croqui da área com delimitações de RL, APP, Área Consolidada, etc; somente será realizado o CAR cujo proprietário ou detentor da posse confirme que não há problemas com escritura, herdeiros e demais impedimentos; por fim, o croqui da área não terá nenhuma validade para regularização fundiária, ilustrando apenas a localização de APP, RL, rios, açudes, e etc.

 

“Gostaríamos de informar que nós não faremos o CAR em propriedades onde haja conflitos de interesse, tais como disputa por herança e situações similares, pois não podemos legalizar uma coisa que não pode ser feita,” esclareceu João Paulo.

 

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *