Em noite de chuva forte: Secretaria de Agricultura e Defesa Civil de Patos atendem chamados da população

By | 25/02/2018 6:13 am

 

Por COORDECOM   Sábado – 24 de Fevereiro de 2018

 

Na noite desta sexta-feira, dia 23, os dados pluviométricos oficiais de precipitação de chuva no município de Patos, registraram no Belo Horizonte, 46mm e, na Liberdade, 33mm, conforme dados da Defesa Civil e da Secretaria de Agricultura, que ficaram de prontidão, o tempo todo, para atender os chamados da população.

 

Segundo relatório da defesa civil, emitido, hoje, sábado (24), as principais ocorrências foram: queda de árvores, queda de estrutura de outdoor, alagamento em partes do Novo Horizonte, e o canal do frango que transbordou. “O problema do canal do frango é estrutural, ainda, da construção, porque ele é muito menor do que pode suportar”, disse o coordenador Otaviano da Silva.

 

O secretário João Paulo de Lacerda explicou os procedimentos adotados, ontem, pela secretaria de agricultura e chamou a atenção das outras secretarias da gestão para que sejam parceiras nesta hora visando se antecipar aos problemas e minimizar os riscos de desastres. “De antemão, já alertamos as outras secretarias e também os membros do Conselho de Defesa Civil para esse plano de ação, em caso de emergência”, alertou João Paulo.

 

Comentário do programa – Sabemos que há vários pontos na cidade que são motivo de preocupação para a defesa civil, como os transbordamentos dos vários canais que cortam a cidade. Mas para nós, uma das maiores preocupações é a possibilidade de uma cheia do Rio Espinharas, diante da situação de assoreamento do rio, reforçado pela presença de uma verdadeira mata de algarobas em toda a extensão do rio dentro da cidade de Patos. Uma cheia pode ser seguida de transbordamento das partes baixas da cidade com consequências econômicas desastrosas para a população carente. As entidades do meio ambiente têm chamado a atenção para este problema, cuja solução infelizmente depende de autorização de autoridades estaduais e federais para que se faça o desmatamento e o desassoreamento do rio. Autoridades municipais submeteram o problema às autoridades do meio ambiente estadual e federal, sem que as providências que dependem dessas últimas tenham sido tomadas. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *