Por Coordecom Quarta-Feira – 21 de Fevereiro de 2018
O prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley participou, nesta terça-feira (20), de uma reunião no Ministério Público Federal (MPF), para tratar da criação do aterro sanitário de Patos. Na ocasião foi firmado um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, onde o governo municipal se compromete em adquirir uma área que esteja dentro das normas ambientais.
Além de representantes do município de Patos e do ministério público Estadual e Federal a audiência contou, também, com a participação de representantes de órgão ambientais, tais como: Ibama e Sudema.
“A partir de agora, serão marcadas várias audiências públicas, para discutir a viabilidade técnica do aterro e fomentar as parcerias público privadas, além da abertura do processo licitatório visando a disponibilidade de uma concessão para a exploração do aterro”, disse o prefeito, Dinaldinho Wanderley, ao final da reunião.
O procurador do município, Kaio Alves, considerou o encontro bastante proveitoso, tendo em vista que o município já deu os primeiros passos para a construção do aterro.
“Já foi feito pela prefeitura o requerimento de vistoria técnica; e, agora, será acrescido o pedido de termo de referência. Diante disso, a Sudema fará a análise e, em 90 dias, a contar desse parecer, será feita a entrega do aterro sanitário e o seu funcionamento a uma empresa privada,” corroborou o procurador, Kaio Alves.
Segundo o secretário Natércio Alves, que saiu bastante confiante da audiência, a secretaria de Meio Ambiente, está diretamente ligada à implantação do aterro sanitário. E irá acompanhar os trabalhos que serão realizados nos estudos de uso e ocupação do solo. Como, também, na liberação das licenças ambientais.
“A gente já vinha realizando estudos para a identificação de uma área específica, fizemos uma solicitação junto à Sudema para uma vistoria técnica em 4 (quatro) possíveis locais onde poderia ser implantado o aterro sanitário, a Sudema nos pediu 30 dias para finalizar esse trabalho e a partir de então nós daremos início aos estudos para a implantação do tão sonhado aterro sanitário de Patos”, disse o secretário Natércio.
A prefeitura de Patos vai se concentrar, agora, em realizar uma força tarefa, através de várias secretarias, integralizando a gestão em torno desse projeto que será um marco administrativo para a cidade.