Matadouro Municipal de Patos é o único no Estado da Paraíba a atender normas mínimas de higiene sanitária

By | 29/07/2018 5:15 am

 

(Coordecom)

 

O Matadouro público do Município de Patos, foi destaque numa reportagem da TV Paraíba, emissora afiliada da Rede Globo, exibida nesta quarta-feira (25), no JPB 1 edição, pela responsabilidade com a inspeção dos animais que são abatidos no local.

 

Desde o início da atual gestão que o equipamento vem recebendo melhorias para se adequar as exigências do Ministério da Agricultura e, assim, poder garantir serviços de maior qualidade à população de Patos e Região.

 

O Matadouro de Patos existe há mais de 50 anos; e é o único público, do Estado da Paraíba, a atender as normas mínimas de higiene sanitária, de acordo com um estudo feito por pesquisadores do IFPB do Campus de Sousa em parceria com a UFCG de Patos, que analisou 66 Matadouros públicos e particulares.

 

De acordo o coordenador técnico da equipe de veterinários do matadouro, Drº Alexandre Mamede dos Santos, todas as exigências sanitárias mínimas são adotadas no local sob a supervisão de profissionais capacitados. Os animais que chegam ao local passam por uma inspeção da equipe de veterinários e ficam 24 horas em observação para diagnosticar se o animal possui alguma doença.

 

“Os veterinários percorrem o curral onde ficam os animais para observar se eles possuem alguma patologia, como a raiva e tuberculose , caso isso seja diagnosticado esse animal fica isolado. O abate só é liberado depois que é verificado se está tudo bem com o animal. Depois do abate a carne é congelada e inspecionada mais uma vez para receber o nosso selo de inspeção”, explicou.

 

O secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, também destacou outras medidas importantes que são tomadas como a exigência do GTA (Guia de Transporte Animal), que indica a procedência do animal para que ele possa entrar nas instalações do Matadouro. Ele disse, ainda, que isso é fruto de um trabalho de conscientização feito pela secretaria de Agricultura com os produtores do município.

 

“Nós temos contado com a parceria feita com os produtores que tem se concientizado cada vez mais sobre a importância de manter a regularidade no que diz respeito a cobrança dos GTAs. Todos estes fatores vem contribuindo para nós adquirifmos esta excelência em qualidade no nosso Matadouro Municipal”, concluiu João Paulo de Lacerda, secretário de Agricultura.

 

Comentário do programa – A equipe que administra o Matadouro de Patos conta com a dedicação do Tenente Bezerra, reformado da PM, que acompanha dia e noite o que acontece no local, já que mora na própria comunidade e nada escapa de sua vigilância. A atuação do tenente Bezerra foi objeto de voto de aplausos proposto pelo vereador Toinho Nascimento e aprovado esta semana na Câmara de Vereadores. O vereador Toinho Nascimento (PSDB) falou sobre o voto de aplauso concedido ao senhor mais conhecido como Tenente Bezerra, já vem há bastante tempo lutando para melhorar o padrão de qualidade do Matadouro Público. Nascimento elogiou toda a equipe, dizendo que faz um trabalho muito bom, além de ter ressaltado a postura séria de Tenente Bezerra, que atualmente está como secretário do Matadouro, mas já vem há bastante tempo em busca de implantar melhorias naquela localidade”,

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *