João Azevêdo (PSB) disse que o processo de chamamento será iniciado no dia 18 deste mês
(Portal Correio)
Um novo processo de licitação será aberto para escolher a Organização Social que irá gerenciar alguns hospitais da Paraíba. A seleção pode vir a tirar a Cruz Vermelha do comando de unidades paraibanas. A OS está sendo investigada pelos Ministérios Públicos da Paraíba e do Rio de Janeiro por suposta organização criminosa que teria desviado recursos da saúde.
De acordo com o governador João Azevedo (PSB), o processo de chamamento será iniciado no dia 18 deste mês e garantiu que se o relatório apresentado pelos responsáveis pela seleção indicar que a Cruz Vermelha teve uma gestão ineficiente, a organização não mais poderá comandar hospitais na Paraíba.
“Primeiro é importante entender que o processo tem funcionado adequadamente. O que vamos fazer é reeditar o chamamento para que haja uma substituição natural do processo, considerando que alguns desses contratos se vencem agora em junho. É o caso da Cruz Vermelha. Vamos iniciar o novo processo de chamamento e se o relatório indicar que houve por parte da Cruz Vermelha uma gestão ineficiente, ela não poderá mais participar”, assegurou.
Comentário do programa – O recurso às organizações sociais é uma saída razoável para a falta de espírito público do funcionalismo de modo geral. Administrados como empresas, Maternidade e Hospital Regional são muito mais eficientes do que quando estavam sob administração pública. Vícios centenários impediam um funcionamento eficiente dos dois importantes equipamentos. Diretores que combateram estes vícios são execrados até hoje. (LGLM)