(Carlos Daniel, no Patos Online)
O cantor, compositor e poeta Pinto do Acordeon é natural da cidade de Conceição, interior da Paraíba, mas reside em Patos desde 1966. Gravou sua primeira obra em 1976 e atualmente o sanfoneiro detém em torno de vinte álbuns gravados em seu nome. Artistas nacionalmente reconhecidos a exemplo de Genival Lacerda, Fagner, Elba Ramalho, Dominguinhos, Os 3 do Nordeste e Trio Nordestino já apresentaram composições de Pinto do Acordeom, além disso a música “Neném Mulher’’ foi gravada na voz de Elba Ramalho e se tornou tema da telenovela Tieta na TV Globo.
O projeto de lei de autoria do deputado estadual Wallber Virgolino (Patriotas) aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa que torna a obra de Francisco Ferreira Lima (Pinto do Acordeon) , Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba, a PL segue para análise, sanção ou veto do governador João Azevedo (PSB).
Na manhã desta sexta-feira (28), Pinto do Acordeom conversou ao vivo com o repórter Carlos Dhaniel no programa Notícias da Manhã 97.9 FM e destacou a satisfação de receber a honraria.
Comentário do programa – Homenagem das mais merecidas. Pinto é o mais produtivo dos nossos compositores e suas músicas ganharam repercussão nacional. Alm do mais é sanfoneiro respeitado e intérpretes dos melhores. Sua obra é realmente marcante. (LGLM)