Nadir apresenta Voto de Aplauso pelo centenário de Maria Esther Sátyro Fernandes, primeira vereadora de Patos (seguida de comentário nosso)  

By | 01/09/2019 7:58 am

 

A vereadora Nadir Rodrigues apresentou na sessão ordinária desta terça-feira, 27, na Câmara Municipal, um Voto de Aplauso pelo centenário de Maria Esther Sátyro Fernandes, primeira vereadora da cidade de Patos.

 

Nascida em 16 de agosto de 1919, na cidade de Teixeira, Maria Esther iniciou os estudos em Patos e concluiu em Fortaleza, e após formada, retornou à cidade nomeada professora do Grupo Escolar Rio Branco, onde pouco depois passou a ocupar o cargo de diretora naquela instituição de ensino, além de administrar importantes funções em vários estabelecimentos de ensino da cidade.

 

Dedicada a educação e bastante querida em Patos, Maria Esther candidatou-se à vereadora em 1955, sendo a primeira mulher a pleitear um cargo como parlamentar na Casa Juvenal Lúcio de Sousa.

 

Segundo Nadir, Maria Esther é merecedora de todas as homenagens, já que enquanto vereadora, apresentou importantes projetos e fez uma legislatura bastante atuante, tanto que foi detentora de várias comendas e homenagens.

 

A biblioteca da Fundação Ernane Sátyro leva o nome de Maria Esther Sátyro Fernandes, em reconhecimento aos serviços prestados a educação e como cidadã. Além disso, a primeira vereadora do município tem uma rua que leva o seu nome.

 

Maria Esther foi fundadora do Instituto Dom Mata, estabelecimento de ensino primário responsável pela educação de centenas de jovens, que hoje exercem atividades profissionais de destaque, como advogados, promotores, juízes, funcionários públicos, entre outros.

 

Ainda conforme Nadir, uma comenda será criada para homenagear a ex-vereadora “Iremos criar a comenda vereadora Maria Esther Sátyro Fernandes.

 

Após se aposentar, Maria Esther foi morar em João Pessoa, onde faleceu em 15 de maio de 2005.

 

Comentário do programa – A homenagem é das mais oportunas. Dona Maria Esther era uma mulher à frente diante da mulher submissa de então. Foi pioneira na nossa política se elegendo vereadora e era empreendedora tendo mantido por um tempo uma das melhores escolas privadas de Patos. E além de ter elegido Maria Esther, naquele ano a cidade de Patos elegeu um dos melhores prefeitos da nossa história Nabor Wanderley (pai) e alguns brilhantes vereadores como Ronald de Queiroz, Abdias Guedes, Walter Ayres de Araújo e Souto Maior, entre outros. A nossa Câmara naquele ano ficou constituída dos seguintes vereadores, com as respectivas votações: Arlindo Wanderley da Nóbrega, 480 votos; Cícero Lúcio de Sousa, 446; Antônio Clementino da Nóbrega, 415; Ronald de Queiroz Fernandes, 398; Walter Ayres Araújo, 370; Abdias Guedes Cavalcante, 327; Maria Esther Sátyro Fernandes, 271; Severino da Costa e Sousa, 236; Sigismundo Gonçalves Souto Maior, 224 votos. A posse se deu em 30 de novembro de 1955.

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *