Câmara prepara proteção a parlamentares contra medidas cautelares

By | 15/09/2019 10:43 am

 

Ideia é impedir 1ª instância de tomar ações

(Jota Info)

Uma reportagem no jornal O ESTADO DE S. PAULO informa que já conta com aval do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o avanço de uma PEC que reduz o alcance do foro privilegiado no país, circunscrevendo-o a cinco autoridades (presidente da República, vice-presidente da República e presidentes da Câmara, do Senado e do STF). No entanto, a novidade principal destacada pelo jornal é uma modificação no texto original para que seja acrescentado uma espécie de salvo-conduto para políticos, de forma que medidas cautelares contra parlamentares, por exemplo, não possam ser tomadas por juízes de primeira instância – o que inclui ordem de prisão, quebras de sigilos telefônico, bancário e fiscal e mesmo a expedição de mandados de busca e apreensão. A lógica, segundo o jornal, seria impedir o “ativismo judicial”. A articulação é liderada, conforme a reportagem, pelo deputado e jurista Luiz Flávio Gomes (PSB-SP).

 

Comentário nosso – Mais uma tentativa dos “bandidos  de colarinho branco” de se  defenderem  dificultando o trabalho da Justiça. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Nacionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *