(Jozivan Antero, no Patos Online)
O secretário de Finanças do Município de Patos, Arnon Medeiros, foi indagado na manhã desta quarta-feira, dia 11, sobre o atraso no pagamento dos salários de centenas de contratados da Prefeitura Municipal de Patos referente ao mês de agosto de 2019.
Até esta quarta-feira, auxiliares de serviços, motoristas, trabalhadores do Matadouro Municipal, pessoas do processo seletivo, dentre outros, estão sem receber os salários e cobram respostas por parte da gestão pública. Arnon relatou que não tem dinheiro para pagar os mais de R$ 1.000.000,00 da folha de contratados e que busca também pagar aos comissionados.
O secretário disse que houve uma diminuição drástica do Governo Federal nos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Essa diminuição prejudicou muito a gestão e não temos ainda recursos para pagar os contratados e comissionados. Estamos fazendo os esforços necessários, mas está complicado”, confessou Arnon Medeiros.
Comentário nosso – Segundo fomos informados os comissionados receberam entre quinta e sexta-feira. Também receberam os contratados da Educação e de Ação Social. Os contratados da Saúde e da Administração receberão até o dia 20/09. Um dos motivos do atraso foi a brusca queda dos repasses do Fundo de Participação do Município (FPM). No mês de agosto passado, a Prefeitura de Patos recebeu três milhões de reais menos do que recebeu, no mês de julho/2019, o que corresponde a uma queda de 25%.. Isto tem prejudicado toda a programação de pagamento da Folha. Com relação aos contratados que não forem recontratados estes receberão na folha do mês de setembro, junto com os demais. (LGLM)