Pinto do Acordeon é incluído no Registro dos Mestres de Artes da Paraíba pelo Conselho Estadual de Cultura (seguida de comentário nosso)

By | 15/09/2019 9:48 am

 

(Matéria  do WSCom)

 

O Conselho Estadual de Cultura, após nomear Edite do Côco e o Mestre Paulo do artesanato, respectivamente, para primeira e segunda vaga do Rema nesta sexta-feira (13/09), preenchendo a terceira vaga deixada pelo Mestre Chico Tripa, aprovou o nome do cantor e compositor Pinto do Acordeon, que era o terceiro classificado.

 

Pinto do Acordeon passa a ser o mais novo nome entre os Mestres do Rema, o programa que abriga artistas de renome com direito ao benefício de aposentadoria.

 

Pinto do Acordeon, natural de Conceição do Piancó, teve seu nome reconhecido pelo conjunto da obra e seus diversos sucessos nacionais gravados por nomes como Elba Ramalho, Os Gonzagas, Fagner, Dominguinhos, Genival Lacerda, e outros.

 

Recentemente o Estado reconheceu também a sua obra como Patrimônio Artístico Imaterial.

 

A reunião do Conselho de Cultura foi realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, sob a presidência do Secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti.

 

Comentário nosso – ‘A Lei nº 7.694 de dezembro de 2004, também conhecida como “Lei Canhoto da Paraíba”, visa proteger e valorizar os conhecimentos, fazeres e expressões das culturas tradicionais do nosso Estado. Através do Registro no Livro de Mestre das Artes (REMA), pessoas que contribuam há mais de 20 anos com atividades culturais na Paraíba, nas áreas de dança, brincadeiras, músicas, folguedos, artes visuais e outras atividades que por tradição oral receberam e repassam para as novas gerações, recebem o título de “Mestres e Mestras” ao terem suas artes reconhecidas” (no site do Conselho Estadual de Cultura). Atualmente vinte e quatro artistas compõem o Registro de Mestre das Artes (REMA), entre cantores, atores, violeiros, emboladores, artesãos, artistas plásticos e instrumentistas. Cada “mestre” recebe uma ajuda mensal de dois salários mínimos (uma espécie de pensão mensal), benefício que não é transmitido aos herdeiros. Pinto do Acordeom merece figurar em qualquer lista de “mestres de artes” que se faça, como exímio instrumentista, compositor e intérprete.  (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *