Casos de Covid não estabilizaram em Patos, segundo Secretaria de Saúde do município (veja comentário)

By | 19/07/2020 4:00 pm

 

(Coordecom) 

 

A Secretaria de Saúde de Patos, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que não houve redução na média de casos detectados de quinta para sexta, tendo em vista acréscimo de 19 novos testes positivos para o Covid-19, no Boletim Epidemiológico desta sexta-feira, dia 17 de julho.

 

Na verdade, o número de novas confirmações para o Covid-19 na cidade de Patos ultrapassou o acréscimo de hoje. Porém, devido a um problema de lentidão no sistema de registro de notificações do Ministério da Saúde (MS), o e-SUS Notifica, o restante dos casos confirmados nesta sexta-feira entrarão no boletim da próxima segunda-feira, dia 20, juntamente com os casos detectados neste sábado e domingo.

 

Quanto à lentidão no sistema e-SUS Notifica, o governo do estado informou através de nota, que o aumento expressivo do volume de informações e acessos simultâneos no sistema ocasionou a situação relatada, mas garantiu que nas próximas horas o sistema será atualizado e passará pelas melhorias necessárias.

 

Comentário nosso – É muito difícil diminuir o número de pessoas infectadas e mortas pela COVID 19, por inconsequência da própria população. Muita gente age como se a flexibilização esteja sendo feita porque o vírus foi vencido. Mas não é nada disto. Embora o número de mortos tenha sido freado um pouco, a ocorrência de novos casos do coronavírus continua a resultar em novas mortes. Justamente por que a população está relaxando as medidas preventivas, como o uso de máscara, o uso de medidas sanitárias e o descumprimento do isolamento social continuam a resultar em novos casos de infestação pelo vírus. É preocupante o número de pessoas que se aglomeram nos mais diversos sem a preocupação de usar a simples máscaras, um dos equipamentos mais importantes, além da limpeza das mãos para evitar o contágio. Ou a população se conscientiza de que tem que continuar se prevenindo ou o vírus vai continuar mantando gente. Tem que haver um esforço dos dois lados. Governo do Estado e governo municipal tomar medidas para oferecer maior assistência à população e esta continuar a se prevenir contra o contágio e ao mesmo tempo evitar as aglomerações que aumentam o risco do contágio. Governos têm feito a sua parte. Hoje temos mais assistência, mais testes, mais leitos de enfermaria, mais leitos de UTI, mas o povo continua a se comportar como se o virus já tivesse sido vencido. Resultado tem morrido menos gente, mas continua morrendo. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *