Marcelo Queiroga deixa João Pessoa na incerteza sobre novas remessas de vacina contra covid-19

By | 18/04/2021 6:43 am

(Angélica Nunes e Laerte Cerqueira)

A vinda do paraibano Marcelo Queiroga à sua terra natal, com o status de ministro da Saúde e porta-voz do presidente Bolsonaro, encheu de expectativa a população que esperava soluções para o problema da pandemia da covid-19, em especial de vacinas da coronavac/Butantan. Na passagem pela Grande João Pessoa nesta sexta-feira (17), no entanto, restou discursos com análise óbvias, promessas e nada de muito concreto, principalmente sobre a remessa de mais insumos.

O governador João Azevêdo (Cidadania), que correu para recebê-lo no Hospital Metropolitano de Santa Rita assim que o ministro desembarcou no estado, horas depois teve compromisso oficial no Palácio da Redenção. Lá, ele pediu a substituição de 40 mil doses da AstraZeneca por doses da Coronavac, destinadas à segunda aplicação da vacina. A mesma demanda também foi cobrada ontem em conjunto pelos Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho.

Em resposta, Queiroga apenas se comprometeu a analisar as demandas apresentadas e destacou a importância da união de todos para vencer a pandemia da Covid-19. “Temos nos empenhado muito em oferecer a estrutura necessária para estados e municípios. Um grande desafio é a campanha de vacinação. Estamos trabalhando para agilizar a produção nacional, buscar insumos no mercado internacional e na compra de vacinas prontas. Serão 15,5 milhões de doses nos próximos meses”, prometeu.

Sem vacina

O ministro admitiu que o Brasil hoje utiliza menos da metade de sua capacidade diária de vacinação contra a Covid-19. Segundo ele, o país está conseguindo imunizar quase um milhão de brasileiros por dia, mas que a capacidade nacional seria de 2,4 milhões por dia.

Os dados reais, no entanto, revelam o oposto: desde 17 de janeiro deste ano, segundo levantamento da BBC, o Brasil só superou três vezes a marca de 1 milhão de vacinados em 24h.

Comentário

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *