Ramonilson confirma que será candidato em 2022

By | 31/05/2021 2:37 pm

Ramonilson Alves, ou como ficou conhecido na última campanha para prefeito, o Juiz Ramonilson, parece ter decidido continuar na política, como esperavam muitos dos seus amigos e eleitores.

Em entrevista concedida esta semana ao grupo Patos Online, Ramonilson confirmou que deve disputar as próximas eleições, só deixando em aberto qual seria o cargo que disputaria.

Iniciante na política, ele começou bem nas eleições municipais de 2020, concorrendo à prefeitura de Patos, contra um grupo que participa das disputas políticas locais há quase sessenta anos, o chamado grupo Motta.

Edivaldo Motta se elegeu vereador em Patos em 1963, quando foi o segundo mais votado com 549 votos. Foi deputado estadual de 1967 a 1987 e deputado federal de 1987 a 1992, ano em que faleceu. A viúva de Edivaldo, Francisca Motta foi vice-prefeita de Patos de 1993 a 1995 na administração Ivânio Ramalho), deputada estadual de 1995 até 2012 e prefeita de Patos de 2013 a 2016, quando foi afastada da prefeitura. Além disso, o irmão de Edivaldo, Edmilson Motta foi prefeito de Patos de 1977 a 1982. Em 2004, Francisca, liderança inconteste do grupo, conseguiu eleger seu genro, Nabor Wanderley, até então desconhecido politicamente, tendo como única experiência uma candidatura sem sucesso a vice-prefeito de São José de Espinharas. Nabor se reelegeu prefeito em 2008 e foi sucedido por Francisca em 2012 Nabor se elegeu deputado estadual em 2014 e 2018, tendo renunciado em 2020 para assumir a prefeitura de Patos. O neto de Francisca, Hugo Motta, filho de sua filha Ilanna e de Nabor Wanderley, é deputado federal desde 2011, já estando no terceiro mandato.

Nas eleições do ano passado, pouco tempo depois de aposentado como juiz da justiça estadual, Ramonilson Alves lançou-se CANDIDATO a prefeito, enfrentando Nabor Wanderley que partilha com Francisca Motta a liderança do grupo Motta. Filiado em um partido novo, sem apoio de grandes lideranças política e sem dinheiro seu ou de apoiadores para investir na campanha, Ramonilson conseguiu empolgar o eleitorado de oposição ao grupo Motta e obteve 20.280 votos (41,21%) contra os 25.377 votos (51,57%) que deram a vitória a Nabor.

Ramonilson diz ainda estar em dúvidas sobre a que cargo se candidatará no ano que vem. A nosso ver, entretanto, ele tem tudo para se eleger como CANDIDATO a deputado estadual. É uma candidatura que depende muito menos de recursos financeiros do que uma candidatura a deputado federal, quando se sabe que os CANDIDATOS a deputado federal têm que financiar a própria candidatura e a dos CANDIDATOS e deputado estadual que o apoiam. Por outro, lado ele poderá se eleger só com os votos da região do entorno de Patos, onde, por influência do seu trabalho em Patos é mais conhecido. Além, Patos tem uma tradição de votar nos CANDIDATOS da terra e de eleger deputado na eleição seguinte, os CANDIDATOS a prefeito que deixou de eleger na eleição anterior.

Claro que a possível candidatura de Francisca Motta a deputada estadual vai dividir o eleitorado patoense, mas a região tem votos suficientes para eleger os dois e até um terceiro como já aconteceu em várias eleições. Este terceiro poderia ser o Dr. Érico Djan, não fora a pálida atuação quem vem tendo como deputado estadual nestes dois anos e meio de mandato.

Entendemos que o Dr. Ramonilson Alves vai optar pela candidatura a deputado estadual e tem tudo para obter sucesso, pela sua história de vida e pela proposta de fazer da política uma missão de serviço da comunidade e não um meio de vida, como a maioria dos políticos. E muitos amigos seus já estão se mobilizando no sentido de apoiá-lo e votar nele, nas próximas eleições. (LGLM)

 

 

 

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *