Jamerson Ferreira lamenta reprovação de contas de Francisca

By | 30/09/2021 8:10 am

Vereador Jamerson Ferreira comenta análise das contas da ex-prefeita Francisca Motta e diz que governaram por ela

O parlamentar disse que lamenta tal situação onde os vereadores terão que analisar uma reprovação do Tribunal de Contas

As contas do ano de 2013, da ex-prefeita de Patos, Francisca Motta, já estão em poder dos vereadores de Patos, para que os mesmos possam analisá-las e emitir os pareceres cabíveis.

Sobre a questão, o vereador patoense, Jamerson Ferreira, emitiu algumas considerações.

“Lamento muito que na época a ex-prefeita Francisca Motta deixou que conduzissem a prefeitura. Francisca Motta não governou Patos, mas assinou papeis e administraram por ela. É tanto que, só aportou na Câmara Municipal de Patos apenas agora. São as contas de 2013 com indicativo de reprovação pelo Tribunal de Contas”, enfatizou.

Jamerson citou que essas contas serão apreciadas pelos vereadores em breves dias, e que os pareceres serão emitidos no prazo de até sessenta dias, como prevê o regimento da Casa Legislativa.

Ele ainda comentou que Francisca Motta é uma mulher de vergonha, mas que teve sua biografia manchada por pessoas que a colocaram em situação duvidosa.

O parlamentar disse que lamenta tal situação onde os vereadores terão que analisar uma reprovação do Tribunal de Contas no tocante às contas de 2013 da ex-prefeita Francisca Motta, mas disse que acredita na seriedade dela.

Nossa opinião

  • O que Jamerson Ferreira diz é consabido pela população de Patos. Francisca tem uma história de idoneidade pessoal, com uma atuação politica como.  parlamentar sem máculas, além de um trabalho social reconhecido pela população de toda a região. Ao assumir a administração municipal manteve parte da equipe do administrador que a antecedeu. E nem a presença da própria filha na equipe a blindou para evitar por ser envolvida por esta equipe e sancionar atos administrativos agora acoimados de irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado. O tribunal tem competência para fazer esta avaliação e e a gestora terminou por ser acusado das irregularidades que a equipe, por razões desconhecidas terminou por cometer. Um detalhe chama a atenção.na decisão do TCE. Francisca não é acusada de improbidade administrativa, sendo multada em apenas R$ 7.882,17. A única irregularidade reconhecida pelo TCE foi quanto ao não recolhimento de contribuições, cabendo à Receita Federal tomar providências com relação ao assunto. Providências que acreditamos se resumirão a cobrar o débito apurado com as multas e juros correspondentes. Além disso, o TCE determinou que se abrissem processos para apurar se houve algum prejuízo para o municípios nos contratos com a empresa MALTA e se houve alguma irregularidade nas licitações que determinaram a escolha daquela empresa para prestar à Prefeitura de Patos serviços de transporte. Tais situações já deverão ser objeto de processos próprios, se já não o foram. Por, enquanto não há condenação, ao que saibamos, por conta destes dois itens. Por fim o TCE resolveu “RECOMENDAR à Administração Municipal de PATOS, no sentido de não repetir as falhas observadas nos presentes autos, buscando manter estrita observância aos ditames da Constituição Federal e legislação infraconstitucional pertinente à matéria“. A nosso ver, mesmo que a Câmara de Vereadores reprove as contas da ex-prefeita, o que não acreditamos que venha a acontecer, a reprovação das contas não terá o condão de torná-la inelegível, pelo menos por enquanto. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *