Governo do Estado não tem o menor respeito para com as mulheres da região

By | 30/09/2021 8:38 am

Em Patos, entidades denunciam que mamógrafo está quebrado há um ano e preparam ato público em protesto contra o descaso

(Jozivan Antero –  Polêmica Patos, com comentário nosso))

Na manhã desta terça-feira, dia 29, na Casa de Apoio ao Portador do Câncer, localizada no Bairro Belo Horizonte, em Patos, aconteceu uma reunião com a presidente da Amigas Viva a Vida, Hígia Lucena, Aline Ana, do Movimento Olga Benário, com Flávia Cristina, do Coletivo APOENA e com o vereador sindicalista José Gonçalves (PT).

Em pauta estava a discussão sobre a ausência do mamógrafo do Sistema Único de Saúde (SUS) que está quebrado há um ano. O equipamento atendia, em média, 180 mulheres que apresentavam problemas de nódulos nas mamas e que realizavam exames por solicitação médica em Patos e região.

No mês de outubro se terá início ao movimento nacional “Outubro Rosa”, que tem por objetivo a campanha nacional em prevenção ao câncer de mama. O mamógrafo é o equipamento mais necessário para o diagnóstico preciso, porém, está sem funcionar na cidade de Patos.

Na reunião, ficou determinado que a campanha para que a Secretaria de Estado da Saúde e do Município de Patos solucionem o problema irá continuar. Em vários locais da cidade de Patos, a Amigas Viva a Vida espalharam faixas pedindo solução para o problema e essa ação será intensificada com um protesto no próximo dia 5 de outubro, às 07h30, em frente da sede da Prefeitura Municipal de Patos.

Os presentes na reunião acordaram em mobilizar toda a sociedade para o ato e pediu para todos se unam em prol desta causa.

Nossa opinião

  • E ainda tem quem defenda a reeleição de um governador que trata com tanto descaso a população de Patos e região. João Azevedo vive consolando os “bestas” patoenses com promessas, mas há um ano o mamógrafo da Maternidade quebrou sem que nenhum providência fosse tomar para adquirir um outro mamógrafo, já que segundo se informa não há peças de reposição para consertar o mamógrafo antigo ali existente. Enquanto centenas de mulheres não só de Patos como da região ficaram sem fazer um exame que é essencial para detectar nódulos nos seios, problema que tem acarretado tantas mortes de mulheres na região. Sem diagnóstico acessível, muitas mulheres das classes mais pobres, morrem por falta de diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Vamos ver se esta mobilização que foi lançada agora, faz com o governo do Estado crie vergonha e não deixe para as vésperas das eleições uma providência que deveria ter sido tomada um ano atrás. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *