PSDB aprova federação com Cidadania; união levará João a mudar de partido

By | 28/01/2022 12:28 pm
(Wallison Bezerra – MaisPB, 28/01/2022)

A Executiva Nacional do PSDB aprovou nessa quinta-feira (27), por unanimidade, o avanço no entendimento com o Cidadania para a formação de Federação Partidária. Além das aproximações já adiantadas pelas lideranças tucanas nos estados, as conversas continuarão sendo conduzidas pelo pelo presidente Bruno Araújo, o secretário-geral Beto Pereira e os líderes na Câmara, Adolfo Viana, e no Senado, Izalci Lucas, com o objetivo de mapear e aparar eventuais arestas regionais.

“Temos um levantamento preliminar que indica que a federação é bem-vinda. Precisamos avançar agora no regramento para essa convivência. O Cidadania tem sido parceiro importante do PSDB e há convergência política tanto nas eleições quanto no Legislativo”, destacou Bruno Araújo.

A união das siglas, no entanto, resultará na mudança no cenário político da Paraíba. Filiado ao Cidadania, o governador João Azevêdo poderá trocar de legenda. .

No estado, PSDB e Cidadania caminham rumos diferentes. O ninho tucano apresentou o nome do deputado federal Pedro Cunha Lima como candidato de oposição ao atual governador na disputa pelo Governo do Estado.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o presidente do Cidadania, Roberto Freire, admitiu dificuldade na convivência das duas lideranças no estado na confirmação da junção.

Além disso, Azevêdo tem declarado apoio à pré-candidatura do ex-presidente Lula (PT), numa clara divergência do entendimento da iminente federação, que apoiará o governador João Dória (PSDB) na disputa pelo Palácio do Planalto.

Escolha da nova legenda 

Caso confirme-se a mudança de legenda, João Azevêdo tem ao menos quatro convites públicos de novas agremiações partidárias: Rede Sustentabilidade, PCdoB, PSD e PSB, sendo os dois últimos os mais propensos a receber o governador.

Em a escolha sendo o PSB, João estaria voltando à legenda que lhe elegeu governador da Paraíba, mas foi convidado a sair antes mesmo de completar um ano de mandato após uma orquestração do ex-governador Ricardo Coutinho, atualmente no PT e adversário do governador.

Já o PSD trabalha intensamente para que a sigla seja a escolhida. O presidente nacional Gilberto Kassab já fez o convite a João. Aliados do ex-prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues, até pouco tempo adversário do gestor estadual, já caminham alinhados com Palácio da Redenção.

A vereadora campinense Eva Gouveia, fundadora do PSD na Paraíba, foi a primeira a aderir ao projeto de reeleição de Azevêdo e não esconde o desejo da aliança entre Azevêdo e Rodrigues.

 

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *