ESTÁ ELEITA
Muito bem quista principalmente pela sociedade masculina, a empresária Lilia Saldanha, famosa por ser dona do Cabaré Sol e Lua, localizado no município de Caicó, no Rio Grande do Norte (RN), lançou oficialmente a sua pré-candidatura a deputada estadual no Estado, pelo partido Solidariedade. Lilia Saldanha, que está na política há quase 25 anos atuando como vereadora no município de São José do Brejo do Cruz, na Paraíba, se elegeu pela primeira vez no ano de 1996, foi presidente da Câmara Municipal por 10 (dez) anos.
A depender da clientela fiel de décadas, poderá ser uma das mais bem votadas de toda a história política do Rio Grande do Norte.
ESCOLA PRECÁRIA
De que adianta alardear projeto de escola em tempo integral se não há infraestrutura que permita ensino de qualidade? Assim estão vivendo os alunos da ECI Aldo Sátiro Xavier, em Cacimba de Areia, na Região Metropolitana de Patos, que denunciam a falta de infraestrutura e condições de aprendizagem na Escola Cidadã Integral. De acordo com os estudantes Cristiano Soares dos Santos, Vladmir do Nascimento Ferreira, Taina Marques de Souza e Wysmabelle de Souza Galdino, das 30 disciplinas da grade curricular, apenas quatro estão sendo aplicadas; não há salas suficientes para comportar os cerca de duzentos alunos, falta ventilador; e o fogão que existe na escola foi doado por uma merendeira.
PATOS E AS OBRAS DE JOÃO
Veja o nosso comentário.
PAZES FEITAS
Depois de muito rame-rame, o vereador Jamerson Ferreira conseguiu convencer Wellington Roberto a deixar o PL em comum acordo sem ter o risco de perder o mandato. Ele migrou para o PSC e, ainda por cima, fez as pazes com a Família Roberto. Apesar de não posar ao lado do pai (Wellington Roberto), tratou de posar ao lado do filho Bruno Roberto, pré-candidato ao Senado ao qual agora lhe deve apoio. Faz parte do acordo pela paz de todos.
Até a raiva já passou.
VÁRIAS IDEOLOGIAS
Muita gente ainda está sem entender a movimentação política feita pelo ex-juiz Ramonilson Alves que ingressou no Solidariedade, em pouco tempo saiu da legenda rumo ao União Brasil de Efraim Filho, e em mais pouco tempo ainda migrou de mala e cuia para o PSDB de Pedro Cunha Lima. Que ele sempre foi ligado aos Cunha Lima todo mundo já sabe. O que ninguém entendeu foram todas essas movimentações que deixaram seus eleitores frustrados sem saber que tipo de ideologia ele realmente defende. Ou será que apenas a luta pelo poder?
A grande pergunta é que tipo de protagonismo Ramonilson vai exercer na legenda aqui em Patos já que com a saída do ex-prefeito Dinaldo Filho do comando da Prefeitura de Patos e do partido, além da morte do ex-prefeito Dinaldo Wanderley (Cabeção), o PSDB de Patos perdeu o seu protagonismo na política patoenses e ficou órfão.
A CÂMARA COM EFRAIM
Se depender do apoio do parlamento de Patos, a candidatura de Efraim Filho ao Senado vai deslanchar. É que 10 dos 17 vereadores patoenses já confirmaram apoio a ele na disputa para Senado. “É o pré-candidato a senador que se identifica mais com o Sertão”, justificou a presidente da Câmara, Tide Eduardo. Outros três nomes da casa Juvenal Lúcio de Sousa também deverão confirmar apoio nos próximos dias. São eles: Tide Eduardo, Sales Júnior, Willa da Farmácia, David Maia, Marco César, Nega Fofa, Ramon Pantera, Emano Araújo, Ferre Maxixe (Secretário de Agricultura) e Décio Motos.
UNIDOS PARA SEMPRE
Para quem ainda tinha dúvidas, o prego bateu e ponta virou! Na última quinta-feira, o deputado federal Efraim Filho (União Brasil) fez a primeira aparição pública como pré-candidato ao Senado Federal ao lado do colega de parlamento, Pedro Cunha Lima (PSDB), pré-candidato ao Governo do Estado. O ato ocorreu no município de Lagoa Seca, durante evento promovido pelo prefeito local, Fábio Ramalho, que se desincompatibilizará do mandato para disputar as próximas eleições estaduais.
“NOVA POLÍTICA”
Para quem passou todos esses anos, 12 ao todo, falando que Ricardo e João eram os melhores do Estado em seus governos, agora adota um discurso velho. Efraim posou pela primeira vez ao lado de Pedro Cunha Lima e defendeu uma renovação política para garantir à Paraíba um futuro de mais desenvolvimento e oportunidades. Como se eles dois representassem essa renovação. Os adotaram discurso de “nova política”, mesmo eles representando o velho em todos os sentidos.
“Tirem a política velha do caminho, porque nós vamos fazer diferente! Vamos deixar para trás esse jeito ultrapassado de governar, chega dessa turma da mamata, que fica lá no palácio comendo lagosta enquanto o povo passa fome e vive na pobreza”, disse Pedro esquecendo que os Morais estão com a turma do Palácio há décadas.
Totalmente patético esse tipo de discurso. Pelo visto, vivemos exatamente na velha política na Paraíba.
NOVIDADES NA PRAÇA
Com um grupo fechado para a disputa das eleições de outubro, a executiva estadual do Solidariedade comemorou o saldo das novas filiações com o fim da janela partidária no último fim de semana. E entre os mais de 50 pré-candidatos, apareceram entre os novos filiados duas figuras de Patos: a advogada Germana Wanderley (esposa de Dr. Érico) que saiu do MDB, e o ex-presidente do Denatran, Maurício Alves, que saiu do MDB.
GAECO NA RUA
Após operação do Gaeco na Prefeitura de Alhandra que envolve a participação de um vereador de Alhandra e uma ex-secretária em um esquema de lavagem de dinheiro e peculato na Prefeitura, já há uma grande expectativa para saber se Patos será a próxima cidade a receber a visita da força-tarefa com base numa investigação que vazou envolvendo vereadores.
Lá, a Polícia Civil e Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) realizaram uma operação que resultou na prisão de duas mulheres envolvidas em fraude na qual uma usava o nome da outra, a cunhada, para ocupar cargo público na administração pública. De acordo com as primeiras informações, uma mulher usava a identidade da cunhada para exercer um cargo público e obter vantagens na Secretaria de Ação Social de Alhandra.
FECHAMENTO DO MATADOURO
REVELAÇÃO DE JOÃO
O governador João Azevêdo (PSB) revelou o principal motivo do afastamento do deputado Efraim Filho (União Brasil), que sobrou na curva governista por não se dobrar à condição imposta por Azevêdo. Nas palavras do próprio João, no discurso de filiação do ex-petista Anísio Maia às fileiras do PSB, “o deputado federal que queria ser senador” se afastou do grupo porque ouviu dele a condição de que todos deveriam estar na chapa defendendo o nome de Lula. “Ele disse claramente para mim que não poderia declarar voto”, comentou o governador. Eu estou dizendo isso pela primeira vez aqui. Não precisa ir à imprensa para dizer isso. Você tem que agir e tomar providência. As pessoas escolhem seus caminhos, arcam com os ônus e o bônus da vida.”, declarou João Azevêdo.
CONDIÇÃO IMPOSTA
Se o governador João Azevêdo coloca como condição maior para estar na sua chapa o voto em Lula, significa dizer que para qualquer um outro que pretenda estar na condição de vice ou senado também deverá passar por esse crivo. O que paira de interrogação nesse processo todo é o nível de relação que o governador estabelecerá com o Republicanos, partido liderado pelo deputado Hugo Motta. Como ficaria a condição imposta por João Azevêdo até o fechamento da chapa?
Além disso, a legenda, que se tornou a segunda maior bancada na Assembleia Legislativa, é cotada para indicar o vice. Os nomes que andam no radar têm alinhamento político com o governador, Adriano Galdino, Wilson Filho e Raimundo Lira. Galdino é declaradamente lulista. Mas também é, declaradamente, eleitor de Efraim. O partido hoje é da base de Bolsonaro. Na Paraíba vai mudar de orientação para estar na chapa de João? Eu diria que sim, até porque esta é a vontade da maioria dos peixes graúdos do partido: votar em Lula.
Veja o nosso comentário.
Mande sua sugestão de comentários para coluna, vídeos-denúncia ou fato que mereça registro especial. (083) 9 8890 8477.