A Justiça determinou a interdição do Matadouro Municipal de Patos, após constatadas diversas irregularidades que impediam o funcionamento do local. Entre as falhas estão descumprimento de normas técnicas, local apropriada para abrigar os animais e algumas adequações na estrutura e no funcionamento do espaço, além de outras exigências.
Sobre esse assunto, o Marchante conhecido por Mamulengo conversou com a reportagem do Patosonline.com e comentou sobre o fechamento temporário do prédio. Segundo ele, houve a constatação de inconformidades com determinações legais e técnicas, questões que os próprios marchantes já haviam informado à prefeitura de Patos, inclusive.
“O fechamento do Matadouro de Patos vem por causa de irregularidades, faz dias, mas a gestão não olha para isso, e o problema prejudica não só os marchantes, mas também a população. O abandono do Matadouro e do Mercado da Carne é grande. Eles só pensam em arrecadar impostos, mas não cuidam da manutenção, pois são serviços que podem ser feitos rápido, mas infelizmente a dificuldade existe. Os currais com altos buracos no Matadouro, os bois não descansam, porque infelizmente a entrada do Matadouro dificulta”, declarou Mamulengo.
Ele falou que se o Mercado Público tiver de pegar carne em outros municípios, que inclusive aceitaram abastecer a cidade, o preço da carne poderá ter um aumento significativo, o que prejudicaria a população como um todo. Ele cobrou atenção por parte da prefeitura para a problemática.
“Com falta de manutenção, como vigora essas coisas. Para entrar no Matadouro tem que pagar impostos, mas esses impostos não servem para o Matadouro, para a manutenção. Quem perde não é só o marchante, mas várias famílias que vivem do Matadouro e do Mercado Público de carne, mas eles não olham para isso. Pedimos a compreensão do prefeito para que ele olhe mais para nós do açougue, do Matadouro, o maltrato que está tendo com a gente”, contou.
Mamulengo disse ainda que não acredita que o problema seja de anos, mas afirmou que gestores que passaram pela prefeitura foram elogiados pela assistência ao Matadouro e Mercado Público de Carne. Mas que agora a dificuldade é grande de trabalhar na área.
Até o fechamento desta matéria a secretaria municipal de agricultura ainda não tinha se pronunciado sobre as declarações do marchante, porém o espaço fica aberto para os devidos esclarecimentos sobre as declarações do mesmo.