Lamento ausência dos deputados na ALPB, apenas 2 compareceram na audiência sobre o Autismo, diz representante da ASPAA (com comentário)

By | 29/04/2022 8:59 am

(Blog do Jordan Bezerra, 28/04/2022, seguido de comentário nosso)

Lamento ausência dos deputados na ALPB, apenas 2 compareceram na audiência sobre o Autismo, diz representante da ASPAA; ouça

O mês de abril é de conscientização do Autismo,  e é celebrado no Brasil. Vários personagens defendem uma maior conscientização da população acerca desse tema, que é tão pertinente para a sociedade. Câmara de vereadores e associações vêm debatendo sobre isso durante todo o mês de abril.

No dia 28, pela manhã, foi debatido pela Assembleia Legislativa, Casa Epitácio Pessoa, mas o inesperado foi a falta de respeito, segundo a ex-presidente da ASPAA (Associação de Pais e Amigos de Autistas em Patos) que se fez presente, Jossely de Oliveira, que comentou que apenas dois deputados estiveram presente, de um total de 36 deputados da Assembleia. A representante reclamou da falta de atenção e respeito por parte da Casa, que se diz representante do povo.

“Foi de total decepção a nossa reação. Decepção mesmo. Tinha um autista sequer falando, não tinha um autista sequer presente na audiência. Eu falei com o deputado após a audiência, cobrei protagonismo autista numa audiência pública como essa e ele disse que tinha convidado um autista, mas ontem a mãe tinha ligado dizendo que ele não ia poder comparecer. Por que não convidou mais autistas? João Pessoa tem autistas que falam sobre o autismo, que podem representar bem a causa e cadê essas pessoas, os adolescentes autistas, as crianças autistas que podiam estar presentes na audiência também, que podem falar por si.”

A representante continuou afirmando a necessidade de voz desse grupo na sociedade.

“Uma audiência pública sobre autismo sem o protagonismo autista, sem a voz autista. Teve a voz das famílias que é importante, mas não são autistas, não vivem na pele o preconceito, a discriminação, a falta de suporte, a falta de cuidados do poder público.”

Então fica essa cobrança. Muitas falas foram capacitistas, um problema que a gente enfrenta muito, não só com autismo, que é o preconceito contra a pessoa deficiente. Então a gente está precisando evoluir muito, em muitos aspectos como sociedade, como legisladores, representantes do povo. Se a gente quer defender tanto a causa, a gente precisa dar voz a essas pessoas. Outra coisa que a gente lamenta e que foi gritante na audiência que foi a ausência de deputados, de 36, apenas dois estavam presentes, destacou Jossely.

Nossa opinião

E quem foi que disse que deputados estão preocupados com os problemas da população? Eles só se preocupam com os próprios problemas. E o maior problema deles agora é tentar garantir a própria reeleição. O remédio seria o eleitor prestar atenção na forma como eles se comportam e dar a resposta nas próximas eleições. Trinta e quatro deles, por exemplo, não merecem o voto dos pais dos autistas. O pai ou mãe de autista que votar em um deles é por que não tem amor ao próprio filho! (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *