Uma pena a desistência do poeta Jomaci Dantas

By | 14/05/2022 7:08 pm

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, divulgado em Notícias da Manhã, na Espinharas FM)

O poeta Jomaci Dantas, o nosso querido amigo Lola, está anunciando a sua desistência de promover eventos de cantoria de viola. É uma pena que tal aconteça, mas Lola tem toda a razão.

Nos últimos quarenta anos, vimos acompanhando as realizações de festivais de viola em Patos. E vimos apresentando a maioria deles. Trabalhamos com Severino Ferreira, com Sebastião da Silva e Moacir Laurentino e com Os Nonatos, todos eles organizadores de festivais. Mas nenhum deles, em termos de persistência se igualou a Jomaci Dantas. Lola já realizou 38 festivais, só em Patos e já anuncia mais um deles, para o próximo mês de agosto.

Participamos de quase todos os festivais organizados por Lola, sempre na apresentação dos eventos, e acompanhamos de perto a sua luta para realizá-los. Cada um deles era uma luta para conseguir os patrocínios necessários para remunerar os poetas e financiar as despesa de estadia, além de conseguir a divulgação para cada um dos eventos. Para isso ele visitava prefeitos  e empresários, além de pessoas que amavam a cantoria de viola, para conseguir os recursos para cada um dos eventos.

Era sempre um trabalho desgastante e cansativo e nem sempre era entendido pelas pessoas a quem abordava em busca do patrocínio ou a ajuda necessários para cobrir as despesas de cada evento.

Por isso achamos que Lola tem razão em desistir de empreender outros festivais. Agora ele só os fará, como já anunciou, quando alguém se propuser a financiar todas as despesas do evento. Da coordenação, à organização, à contratação dos artistas, até a execução de cada evento.

Jomaci Dantas tem sido um baluarte em defesa da arte popular da cantoria e sem esse seu trabalho talvez a cantoria de viola já tivesse morrido na nossa região, como o legítimo forró-pé-de-serra está em vias de desaparecer e só sobreviva graças a uns poucos abnegados. Esperamos, entretanto, que ambos sobrevivam, pois são essenciais para a nossa cultura.

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *