Cinco cachaças da Paraíba ganharam medalha de ouro na edição 2022 da Expocachaça. As cachaças vencedoras do estado foram a Cachaça Ipueira, a Matuta Cristal e a Vitória, na categoria do tipo branca, além da Pai Vovô Ouro e da Pai Vovô Reserva Especial José Vicente, ambas das Fazendas Aliança, nas categorias Blends e Safras Especiais, respectivamente.
O 11º concurso anual da Expocachaça avalia as bebidas derivadas da cachaça, desde do gin e outros destilados produzidos em território nacional.
Além das produtoras de cachaça que receberam o selo de ouro, outras bebidas paraibanas também foram condecoradas na classificação final do concurso.
Uma das ‘medalhistas’ de prata da categoria cachaças brancas foi a Cachaça Princesa do Brejo, que também garantiu a colocação de honra denominada ‘mérito sensorial’ com outra bebida produzida. Além disso, a Triunfo ficou também classificada em ‘mérito sensorial’ na categoria ‘safras especiais’.
Por último, a Ipueira também garantiu uma posição de ‘mérito sensorial’ em bebidas do tipo blends.
Nossa opinião
Sou fã e consumidor da Matuta e da Triunfo, que não faltam em minha casa. A Matuta, inclusive, eu conheço de perto, pois visitei as suas instalações no Engenho Vaca Brava, na zona rural de Areia (PB), participando de uma fiscalização como Auditor Fiscal do Trabalho. (LGLM)