Será que Hugo Motta vai romper com João Azevedo?

By | 30/06/2022 8:31 am

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, publicado em Notíicias da Manhã, na Espinharas FM)

Estivemos em Patos, na semana do São João, e nas conversas com os amigos o tema dominante foi a política.

Analisando o quadro político com um destes amigos, ao discutirmos o quadro estadual e o aparente impasse entre o Republicanos e o governador João Azevedo, candidato à reeleição, o amigo levantou uma questão muito interessante.

Ele concordou comigo em que, das duas uma, ou Hugo rompe com Efraim ou rompe com o Governador. E o amigo utilizou um argumento, ao meu ver irrefutável e para o que eu, um pouco afastado da política local, não tínha ainda me advertido, e que tornaria praticamente impossível a ruptura de Hugo Motta com João Azevedo.

Segundo lembrou o amigo, a maioria dos cargos comissionados do Governo Estadual em Patos foi de indicação de Hugo Motta ou de seu grupo. Cargos comissionados no Hospital Regional, na Maternidade, no Hospital Infantil, no Detran, no Sexto Núcleo, na Gerência Regional de Ensino, no Agrocentro e por aí afora. São dezenas de pessoas que foram indicadas pelo grupo.

Vale lembrar que a restrição de exonerar ou transferir durante o período eleitoral só vale para os funcionários efetivos. A exoneração ou nomeação de comissionados é permitido a qualquer tempo.

E aí a grande pergunta. Será que o Hugo topará abrir mão destes cargos, prejudicando seus amigos indicados para eles? Será que João Azevedo vai manter os nomeados nos cargos se o Hugo não aceitar sua exigência de apoio fechado a sua chapa?

Isto do ponto de vista do próprio Hugo. E como fica a campanha de Francisca Motta, avó de Hugo, se divergência entre Hugo e João não for acertada?

E como ficará a administração de Nabor, pai de Hugo, por exemplo, se João Azevedo retirar algumas ajudas que dá a Patos, como a ajuda para manutenção do Upa do Jatobá, no caso de continuar a divergência entre Hugo Motta e seu partido e o Governador do Estado?

Algumas figuras ligadas à administração municipal já chegaram a admitir que dificilmente o grupo romperá com João Azevedo no primeiro turno, embora admitam a possibilidade de que isso possa acontecer, num possível segundo turno.

De qualquer maneira, a estas alturas a sorte está lançada. O Progressista já confirmou o nome de Lucas Ribeiro, como o nome do partido para ser candidato a vice de João Azevedo. Qual será a resposta de Hugo Motta, o Republicanos rompe com o Governador?

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *