Prefeitura de São Mamede é a primeira do país a pagar novo piso salarial para profissionais da Enfermagem (seguido de comentário nosso)

By | 27/08/2022 7:48 am

(Portal da TV SOL, com Zé Luiz Mineiro, em 26/08/2022)

 

A Prefeitura de São Mamede antecipou para esta sexta-feira (26) o pagamento da folha de servidores referente ao mês de agosto. Os profissionais de Enfermagem (enfermeiras, técnicos e auxiliares) já receberam o novo piso nacional instituído pela Lei nº 14.434 de 04 de agosto de 2022. Com isso, a cidade é a primeira do Brasil a pagar o novo piso salarial da classe.

“O piso é uma reivindicação antiga dos servidores da categoria de enfermagem. É nosso compromisso cumprir a nova lei, são profissionais que lutam muito, deram exemplo durante a pandemia. Acredito que somos o primeiro município a implantar e pagar o novo piso nacional do profissional de enfermagem, com isso, estamos mais uma vez valorizando nossos servidores”, disse o prefeito Dr. Umberto Jefferson.

 

 

O gestor encaminhou o Projeto de Lei a Câmara Municipal que regulamenta o piso da categoria e decidiu por antecipar o pagamento da clase já na folha de pagamento deste mês.

“Uma melhor remuneração dos profissionais aumenta a qualidade de vida, também pode ser considerada uma forma de agradecimento pelo que fazem por nós no dia a dia”, disse o secretário Chaguinhas Alves.

 

Comentário nosso

O novo piso salário do pessoal de enfermagem é uma conquista das mais justas, pela abnegação e importância destes trabalhadores para a saúde da população, mas pode ser um “vitória de Pirro”, tipo “ganhou mas não leva”, já que muita gente pode perder o emprego por conta do novo salário. A prefeitura de São Mamede com sólida situação financeira já se antecipou na concessão e pagamento do novo salário, mas muitos municipios terão dificuldade para pagá-lo, a menos que sejam subvencionados pelo Governo Federal. A gente sabe que muitos prefeitos está esperneando para conseguir mais um aporte de recursos do Governo Federal, mas a realidade de muitos outros municípios é de carência financeira. Nas empresas privadas, muitas vão dispensar pessoal da área ou precarizar os serviços utilizando técnicos de enfermagem ao invés de enfermeiro ou reduzindo os quadros. Por outro lado, o novo salário pode atrair para a atividade, muitos profissionais mais qualificados, que a esnobavam devido ao baixo salário, e que agora se candidatarão à função, tirando do mercado, profissionais com menor habilitação. Ou seja um que parecia uma grande conquista da categoria, pode terminar estreitando o mercado mais muitos profissionais. (LGLM)

 

 

 

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *