Vários pés de manga mudam paisagem após moradores incentivarem plantio em frente das residências no Bairro Novo Horizonte, em Patos (com comentário nosso)

By | 31/08/2022 9:36 am

(Polêmica Patos, em 29/08/2022)

gmail sharing button
sharethis sharing button

Ter frutas frescas e livres de agrotóxicos ao alcance das mãos e na porta de casa é realidade em várias cidades do Brasil, mas em Patos ainda é fato raro de se presenciar diante da falta de incentivo do poder público, das entidades não governamentais, por preconceito ou falta de informação da população.

Na Rua José Araújo Sobrinho e Rua Manoel Isaias da Silva, ambas no Bairro Novo Horizonte, em Patos, os moradores estão quebrando preconceitos e vários pés de manga já mudam a paisagem em trecho das citadas ruas.

Em frente da residência do casal Jakiano Almeida e Alaís Cavalcante uma mangueira foi plantada. Em outras quatro casas da mesma localidade também podemos ver pés de manga e algumas floridas e com frutos brotando. “Um amigo foi incentivando o outro e já temos várias mangueiras aqui na Rua José Araújo”, relatou Jakiano.

Na Rua Manoel Isaias da Silva também podemos ver mangueiras. A professora Gerlúzia Vieira relatou que a árvore que está em frente da sua residência foi por iniciativa do seu esposo e na época contou com o apoio do secretário de Meio Ambiente do Município de Patos, Wandecy Medeiros. Atualmente a árvore dá bonitos frutos e já começou a safra de manga. O pai da professora, o aposentado Luis Morais, também plantou uma mangueira na porta da sua casa.

Aos poucos, o Bairro Novo Horizonte, que tem predominância de árvores do tipo nim indiano, vai dando lugar a árvores frutíferas e quebrando a monocultura que é tão prejudicial à natureza. Os moradores esperam que a ideia se espalhe por toda a cidade de Patos e mais árvores frutíferas sejam plantadas.

 

Comentário nosso

Por mais de uma vez já sugerimos que a administração municipal incentivasse a população a plantar e cuidar de árvores frutíferas nas ruas de nossa cidade. E citamos o exemplo de João Pessoa, onde há ruas inteiras, como a Avenida João Machado arborizadas com mangueiras, cujas frutas são aproveitadas pela população pobre e até por pequenos comerciantes, além da sombra fornecida e a presença de pássaros variados. E parabéns aos moradores do Novo Horizonte que que tiveram a iniciativa de por em prática tão excelente ideia. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *