VOCÊ NÃO PODE PERDER – SEGUNDA, 12/09

By | 12/09/2022 11:13 am

Vavá tentando ressurgir e o segredo de Pedro e Nabor

 Por Vicente Conserva, em Portal 40 Graus,    Segunda-Feira, 12 de Setembro de 2022

 

O ILUSIONISTA

O vereador Josmá Oliveira (PL) já pode ser considerado especialista em chamar atenção e artista em desvirtuar a realidade. Agora tenta produzir fatos numa narrativa meramente ilusionista e no que não existe. O parlamentar acusou a Prefeitura de Patos de estar mentindo com relação a aquisição de um aparelho de mamografia. Segundo ele, o Coordenador de Comunicação da prefeitura de Patos, assim como o prefeito Nabor Wanderley, teriam se utilizado de um mamógrafo, adquirido pela prefeitura, mas comprado através de Emendas Impositivas do Poder Legislativo, com a finalidade única de se autopromoverem. Ora, em momento algum a assessoria não disse isso. O release enviado pela assessoria diz exatamente isso.

Josma 21

“O prefeito de Patos (PB), Nabor Wanderley, esteve nesta sexta-feira (09), no Centro de Especialidades Frei Damião, para conferir a chegada do aparelho de mamografia adquirido pela Prefeitura de Patos, por meio de emenda impositiva da Câmara Municipal de Vereadores”, diz o release. A assessoria não mentiu.

É bom lembrar ao nobre vereador que o mamógrafo não foi adquirido pela Câmara que apenas colocou uma emenda para sua compra. Os recursos são azul e branco. Não existe mérito único e exclusivo dos vereadores, a não ser a boa vontade e nada mais. Se o Município não tivesse comprado, não existia ação, e sim, apenas uma vontade não atendida dos parlamentares.

 

 

A CAMPANHA ACABOU

Carlos Augusto Montenegro, 68 anos, ex-presidente do Ibope, diz que a eleição presidencial poderia ser hoje: “A campanha demorou quase dois anos. Mas acabou. Falta o eleitor pôr o voto na urna”.

SEGREDO DE AMIGO

Nabor e Pedro

Chamou bastante atenção dos presentes ao aniversário de Efraim Morais na semana passada, o flagra da conversa entre o prefeito Nabor Wanderley e o deputado Wilson Santiago, apoiadores de primeira hora de João Azevêdo, com o candidato ao governo Pedro Cunha Lima. Pela reação de Nabor, é sabido que era algo muito importante e secreto que estava sendo mostrado por Pedro. Seria alguma pesquisa interna?

 

CAMPANHA SEM PRESIDENCIÁVEIS

É notório que vários candidatos na Paraíba estão pedindo votos para si, para seus pares, senador e governador, mas estão omitindo o pedido de voto para presidente da República. É algo patente nas diversas campanhas principalmente de deputado federal. Ou estão com medo de pedir voto diante da polarização ou estão tentando ludibriar o eleitor.

Mesmo a campanha mais forte na cabeça do eleitor sendo o de presidente, os candidatos não pedem voto para seus aliados.

 

 

MENOS REPRESENTATIVIADE

Faltando menos de um mês para as eleições, pelo andar da carruagem, Patos deve mesmo eleger apenas um deputado federal e um estadual, com possibilidade de no máximo dois estaduais, isso se a matemática colaborar.

 

GUIA SEM DOBRADINHA

A juíza Francilucy Rejane de Sousa Mota Brandão, Auxiliar da Propaganda Eleitoral do TRE-PB, atendeu pedido da defesa do governador e candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB), para determinar que a campanha de Pedro Cunha Lima (PSDB) não veicule novamente o guia eleitoral exibido no feriado de 07 de setembro. Foi estabelecida multa de R$ 10 mil para cada vez que o programa ou inserção forem exibidos.

 

pedro-e-efraim

No guia eleitoral, o espaço destinado às candidaturas proporcionais foi “invadido” por material em favor da candidatura majoritária. Ao invés de divulgarem seus números de urnas, os candidatos a deputado usaram a propaganda gratuita para falar apenas de Pedro, candidata ao governo, e Efraim Filho, candidato ao Senado, pela coligação.

 

SABIDINHA

Logo após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em barrar a candidatura de Ricardo Coutinho ao Senado devido à sua inelegibilidade, a deputada Pollyanna Dutra (PSB), sua concorrente à vaga, ‘correu’ para fazer uma postagem provocativa. Numa arte lado a lado com Lula, ela disse que “quando o povo quer, o destino dá um jeito”. “Ele foi presidente e eu prefeita. Agora, o destino mais uma vez nos colocou no mesmo caminho. Ele voltou para ser presidente e eu senadora. E juntos vamos devolver a esperança ao Brasil”, postou, em sua conta no Instagram.

 

SITUAÇÃO DE RICARDO

ricardo-coutinho (2)

O pedido de registro de candidatura do ex-governador e candidato ao Senado, Ricardo Coutinho (PT), foi indeferido no julgamento de hoje do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). Muitos perguntam o que acontecerá com a candidatura do petista, a partir da decisão do TRE paraibano. Primeiro é preciso considerar que a decisão de hoje não é terminativa. Ainda restarão recursos possíveis por parte da defesa do ex-governador. Com o indeferimento, o ex-governador pode continuar candidato ao Senado, naturalmente, esperando a análise de um eventual embargo de declaração junto ao próprio TRE ou de recurso junto ao TSE, e ainda se for o caso junto ao STF.

 

FIM DA PIROTEcNIA

O tempo é senhor da razão, já diziam muitos sábios. E mesmo que seja tardio para muitos, o tempo não falha em produzir suas verdades. A decisão do juiz federal Kleiton Alves Ferreira que julgou improcedente uma das ações civis públicas oriundas da ‘Operação Veiculação’, deflagrada em 2016 pelo Ministério Público Federal (MPF) e que apurou possíveis fraudes na locação de veículos em prefeituras paraibanas é um exemplo disso. Desde aquela época, exatos 6 anos atrás, dia 9 de setembro de 2016, a prefeita era afastada numa ação de flagrante pirotequinia produzida a partir denúncias, sabe-se se lá até hoje por parte de quem, na tentativa de minar um grupo político com intentos políticos conseguidos meses depois logo em outubro. A denúncia sempre foi considerada frágil, mas mesmo assim custou caro ao grupo político da então prefeita que viu seu principal opositor chegar à prefeitura. Na sua decisão, o magistrado considerou que não restaram provadas as suspeitas de frustração do caráter competitivo dos procedimentos licitatórios investigados.

Francisca-Motta-e-Ilanna-Motta

Na época a investigação resultou na prisão de dois prefeitos e no afastamento do cargo da, à época, prefeita da cidade de Patos, Francisca Motta. Os gestores presos naquela época estavam à frente das cidades de Emas e São José de Espinharas. Eram alvos da ação a ex-prefeita de Patos, Francisca Motta; a ex-chefe de gabinete da prefeitura, Ilanna Motta; Rafael Guilherme Caetano Santos; Carlos Alexandre Malta; Elson Ribeiro de Morais; Meryelle Medeiros Batista; Ramaley Ferdinando de Araújo Nóbrega e as empresas Malta Locadora Eireli e KMC Locadora. Com a decisão, todos foram absolvidos da prática de improbidade.

 

TENTATIVA DE RESSUREIÇÃO

O ex-prefeito de São José de Bonfim, Vavá Marques, colocado no ostracismo político nas últimas eleições, vem tentando ressurgir das cinzas para chegar forte em 2022. Além de se aliar a forasteiros que chegaram na cidade, agora tenta ganhar ainda mais notoriedade ao anunciar o apoio à candidatura de Ramonilson Alves ao Legislativo Estadual. Tenta produzir fatos para conseguir dividendos futuros.

WhatsApp-Image-2022-09-10-at-20.25.38-1

Com isso, tenta passar a mensagem que a oposição em São José do Bonfim continua viva e com ele na sua liderança.

 

Comentário nosso

E quem não é forasteiro na política do Bonfim? Os únicos prefeitos nativos foram João Dino, Manoel Moura e Naldinho. O chefe do grupo Mota (Miguel Mota), e esposa são ilustres forasteiros, que fizeram fortuna no Bonfim e até hoje não moram na cidade. E os forasteiros de hoje temos ilustres companheiros naturais da cidade. (LGLM)

 

 

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *