Datafolha: Lula amplia vantagem em SP e RJ; Bolsonaro se aproxima em MG

By | 16/09/2022 3:16 am

Sudeste, com 43% dos eleitores, é o campo de batalha chave da eleição presidencial

Os líderes da corrida presidencial de outubro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), viram as peças de suas intenções de voto se movimentarem no principal tabuleiro da disputa, a populosa região Sudeste.

Ela concentra 43% do eleitorado do país e tem em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro 3 dos 4 maiores cestos de votos em jogo —o quarto é a Bahia. Em terras paulistas e fluminenses, Lula viu sua vantagem aumentar sobre o presidente, que por sua vez ganhou terreno entre os mineiros.

O ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro, rivais na disputa deste ano
O ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro, rivais na disputa deste ano – Danilo Verpa/Folhapress e Reprodução/@Flow Podcast no Youtube

É o que aferiu a nova pesquisa do Datafolha, feita da terça (13) à quinta (15).

Lá, Lula caiu de 47% das intenções de voto para 43% do levantamento feito pelo instituto há duas semanas. Bolsonaro, por sua vez, oscilou positivamente de 30% para 33%, reduzindo assim de 17 para 10 pontos a diferença entre os dois. Ciro Gomes (PDT) manteve os 8% que tinha, assim como Simone Tebet (MDB) ficou com 4% anteriores.

No maior colégio eleitoral do país, São Paulo, o petista oscilou positivamente de 40% para 43%, enquanto o presidente foi de 35% para 33%. Com isso, Lula tem dez pontos de vantagem sobre Bolsonaro. Ciro e Tebet seguiram no mesmo patamar, com 9% e 7%, respectivamente.

No estado, esse desempenho de Bolsonaro se reflete na estabilidade de seu afilhado na disputa local, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que oscilou de 21% para 22%, sendo alcançado na margem de erro de dois pontos pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB), com 19%. O líder segue sendo Fernando Haddad (PT), que acompanhou o seu padrinho Lula e oscilou para cima, embora menos: de 35% para 36%.

Já no Rio de Janeiro, Lula foi de 42% para 44%, na margem, e Bolsonaro estacionou em 36%. Ciro oscilou de 8% para 6% e Tebet manteve seus 4%. Ali, o nome associado ao bolsonarismo é o governador Cláudio Castro (PL), à frente numericamente no empate técnico na margem de três pontos com Marcelo Freixo, do PSB: 31% a 27%.

Contratada pela Folha e pela TV Globo, ela está registrada sob o número BR-04099/2022 no Tribunal Superior Eleitoral. Em São Paulo, ouviu 1.808 eleitores; no Rio, 1.202; em Minas, 1.212.

LEIA MAIS SOBRE O DATAFOLHA PRESIDENCIAL

  1. Lula tem 45% contra 33% de Bolsonaro no 1º turno, em cenário estável

  2. 53% dizem não votar em Bolsonaro de jeito nenhum, ante 38% em Lula

  3. Lula tem 54% no 2º turno, e Bolsonaro marca 38%

  4. Lula mantém 48% dos votos válidos, e decisão no 1º turno segue em aberto

  5. Reprovação de Bolsonaro vai de 42% para 44%; aprovação é de 30%

  6. 78% dizem já estar totalmente decididos sobre voto a presidente

  7. Lula reduz vantagem de Bolsonaro entre evangélicos

  8. Lula amplia vantagem em SP e RJ; Bolsonaro se aproxima em MG

  9. 51% afirmam nunca confiar em nada do que diz Bolsonaro

  10. Análise: Bolsonaro observa resistências a seu arsenal de campanha

    Datafolha: Lula amplia em SP e RJ; Bolsonaro melhora em MG – 15/09/2022 – Poder – Folha (uol.com.br)

Comentário

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *