Datafolha: Lula tem 45% das intenções de voto, e Bolsonaro, 33%

By | 16/09/2022 3:21 am

Veja os números da nova pesquisa para presidente da República

(Levy Teles, no Estadão,

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a pesquisa Datafolha para o Palácio do Planalto publicada nesta quinta-feira, 15, com 45% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na segunda posição com 33%.

O petista manteve o mesmo número do levantamento anterior, divulgado no dia 9 de setembro, enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para baixo. A vantagem de Lula agora é de 12 pontos porcentuais.

O chefe do Executivo é seguido pelo ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 8%, e pela senadora Simone Tebet (MDB-MS), que tem 5%. A senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) tem 2%. A pesquisa ainda aponta que 4% não irão votar e que 2% não responderam. Os demais candidatos não responderam.

Vantagem de Lula ante Bolsonaro era de 11 pontos porcentuais no levantamento anterior, do dia 9 de setembro.
Vantagem de Lula ante Bolsonaro era de 11 pontos porcentuais no levantamento anterior, do dia 9 de setembro. Foto: André Dusek/Estadão e Gabriela Biló/Estadão

Mais da metade do eleitorado (53%) diz que não votaria em Bolsonaro de jeito nenhum, Lula, segundo colocado neste recorte, é reprovado por 38% dos entrevistados. O presidente oscilou dois pontos para cima enquanto o petista oscilou um ponto para baixo. Os dois são seguidos por Ciro e Tebet, com 24% e 14% de desaprovação, respectivamente. 3% dos ouvidos disseram não saber opinar e 1% afirma que votaria em qualquer candidato.

A reprovação do governo Bolsonaro oscilou dois pontos para cima e agora compõe 44% do eleitorado. A aprovação está em 30%, uma oscilação de um ponto para baixo. 25% dos entrevistados avaliam a gestão como regular, o mesmo número da pesquisa anterior.

Lula reduziu a desvantagem de 23 pontos para 17 ante Bolsonaro entre o eleitorado evangélico, que compõe 27% do total da amostra. O petista apareceu quatro pontos acima em comparação ao levantamento anterior e agora tem 32%; o presidente oscilou dois pontos para baixo e surge com 49%. A margem de erro neste segmento é de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos.

Como mostrou o Estadão, a campanha petista faz repetidos acenos ao público e dedica anúncios políticos para desmentir informações como a de que Lula fecharia igrejas evangélicas.

Em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, Lula oscilou três pontos para cima e tem 43% da preferência dos entrevistados, enquanto Bolsonaro oscilou dois pontos para baixo e aparece com 33%.

A pesquisa é contratada pela Folha de S. Paulo e pela Globo e foi realizada entre 13 e 15 de setembro. Foram entrevistados 5.926 eleitores presencialmente em 300 municípios. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04099/2022. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Comentário

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *