Deputado Zé Gayoso se fosse vivo celebraria, nesta sexta (16), 100 anos (seguido de comentário nosso)

By | 17/09/2022 8:02 am

(Blog do Jordan Bezerra, com informações da família,  16/09/2022)

Deputado Zé Gayoso se fosse vivo celebraria nesta sexta (16), 100 anos; veja

Deputado Zé Gayoso

A data 16 de setembro de 2022 é muito significativa para os parentes e amigos do ex-deputado Zé Gayoso, pois se vivo fosse estava celebrando 100 anos de vida.

Zé Gayoso foi deputado estadual por 7 mandatos, e deixou um grande legado na política paraibana.

Seu filho, o médico e ex-prefeito de Santa Terezinha-PB, Zé Afonso Gayoso Filho comunicou ao Blog do Jordan Bezerra sobre essa data importante para família GAYOSO.

 

História:

Hoje, se vivo fosse, José Gayoso completaria 100 anos. Uma história de vida vivida para povo, pelo povo e com o povo. Dedicou sua vida à política, ao sertão e principalmente aos Vales dos Espinharas e do Piancó.  Tem no seu histórico ações importantes com a defesa do homem do campo, principalmente no tempo do algodão. A educação sempre recebeu sua atenção. Trouxe para Patos  o Colégio Estadual, com ensino de qualidade, referência na região. Foi o responsável pela transformação de mais de 30 distritos em municípios. Filho do advogado Pedro Firmino, o primeiro deputado federal de Patos.

Lamentavelmente não recebeu Deputado Zé Gayoso, eleito 7 vezes Deputado Estadual, em seu favor homenagem equivalente a que foi realizada em atenção ao seu pai, pessoa cujo nome empresta a uma das principais ruas de Patos. Não há até o momento qualquer referência ou nomeação de prédios públicos, rua, praça ou avenida em seu nome. Seu legado segue esvaziando com o passar do tempo, afastando do presente a recordação das vitórias do passado, sem dar oportunidade às novas gerações de compreender a história e origem de sua cidade, as lutas e vitórias alcançadas, os atores responsáveis pela evolução do pensar e do fazer, o amadurecimento do direito.  JOSÉ GAYOSO, O HOMEM QUE FOI E A MEMORIA DO QUE POR ELE FOI DEIXADO, NÃO DEVE SER DESRESPEITADA. PARTE DA HISTÓRIA DA PARAIBA É CONTADA PELO RELATO DE SUAS AÇÕES LEGISLATIVAS.  Diante de tantas ruas e locais públicos batizados em homenagem às pessoas públicas indicadas pelos gestores de Patos desde 2004 nota-se que a ausência de tal honraria repousa tão somente na vontade de poucos de esconder da nova geração o que todos que conheceram ou foram alcançados pela eficiência do Deputado Zé Gayoso carregam em seus corações, tentando apropriar-se da história e dos méritos conquistados pela família Gayoso. Hoje, em seu centenário, faço publicamente o compromisso de trabalhar em favor da recuperação e preservação da história de Patos, restaurando a memória da cidade, física e afetiva, para que um novo legado seja edificado sobre a Rocha firme e constante da HISTÓRIA que será contada pelas ruas desta cidade.

 

Comentário nosso

  • Realmente, Patos deve esta homenagem a Zé Gaioso. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *