Acredite se quiser. Esta foto é da campanha de Aderbal Martins a prefeito de Patos em 1972

By | 26/05/2023 8:34 pm

O jornalista Padre Albeni me mandou outro dia esta foto da campanha em que Aderbal Martins se elegeu prefeito de Patos. A legenda da foto foi feita pelo próprio Albeni.

Campanha para Prefeito de Patos 1972 – Candidato Aderbal Martins:
Foto da esquerda para direita: Romildo Lêla,  Jornalista Soares Madruga, Aderbal Martins,   de óculos Padre Albeni, Major Geraldo ajudante de ordem do Governador,  Adv. Chico Soares (acho que na época deputado estadual),  Médico Cajuaz, Governador Ernani Satyro, Tribuno Raimundo Asfora, Jornalista Luiz Gonzaga com o microfone, Vereador Wilson Dias Novo, Vereador Apolônio Gonçalves, e o Deputado Estadual Zėu Palmeira.

Apenas uma correção. Na época eu ainda não era jornalista, era um simples radialista, com vinte e sete anos de idade e oito anos de rádio.  Já era bancário, mas, quando podia, não me afastava do microfone. E, salvo engano, o animador do comício era Wilson Dias Novo, que está ao meu lado. Eu estava apenas fazendo a transmissão. Por sinal, nesta eleição eu votei num concorrente de Aderbal, (embora do mesmo partido, a Arena), o professor Durval Fernandes. Apesar de Aderbal ser casado com uma parenta minha e ser um empresário muito competente. O outro adversário era o Padre Levi Rodrigues. Até poucos dias das eleições a expectativa era que o prefeito seria, ou Padre Levi ou Professor Durval, sendo voz corrente que Aderbal só não desistiu por que Ernani Sátyro não deixou e que Ernani teria “comprado” uma banda do MDB, partido de Padre Levi, para votar em Aderbal.  Esta pretendida traição do MDB terminou beneficiando Padre Levi na eleição seguinte quando ele se elegeu deputado estadual e o partido quando se acabava. Só ressuscitou quando Edvaldo Motta e seu grupo tomaram conta do partido. Os emedebistas que trairam o Padre nunca mais conseguiram se eleger.  Mas, para sorte nossa, Aderbal terminou sendo um bom prefeito, segundo o conhecedores da política local, por que não era politico. Segundo estes, os melhores prefeitos de Patos foram os que não eram profissionais da política. E quem virou político nunca mais foi o mesmo. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *