Pesquisa Ipec para o Senado: Ricardo e Efraim estão tecnicamente empatados; Pollyanna aparece em 3º

By | 23/09/2022 2:09 pm

(João Paulo Medeiros, Blog Pleno Poder, no Jornal da Paraíba, em 22/09/2022)

Confira os números. Pesquisa foi registrada no TRE-PB

 

O Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA) divulgou hoje os números da segunda pesquisa de intenções de voto para o Senado, aqui na Paraíba. Os dados mostram que o ex-governador e candidato do PT, Ricardo Coutinho, e o candidato do União Brasil, Efraim Filho, aparecem tecnicamente empatados.

Veja aqui os números para o Governo do Estado

Na pesquisa estimulada Ricardo Coutinho aparece com 27% das intenções de voto. Na primeira sondagem, divulgada no fim de agosto, ele aparecia com 30%.

Já o candidato Efraim Filho, do União Brasil, está com 25%. Na primeira pesquisa ele tinha 20%. Considerando a margem de erro, de 3 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.

Logo em seguida aparece a candidatura da deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB), com 12% das intenções de voto. No fim do mês passado, conforme o Ipec, ela aparecia com 8%.

Na quarta posição na pesquisa está o candidato do PL, Bruno Roberto. De acordo com os números, Bruno possui 6%. Na pesquisa anterior ele apareceu com 5% das intenções de voto.

O candidato Sérgio Queiroz (PRTB) obteve 3% das intenções de voto. Na primeira sondagem ele aparecia com 2%. Manoel Messias, do PCO, manteve o índice de 2% das intenções de voto. Já Alexandre Soares (PSOL) possui 1%. O percentual também é o mesmo da pesquisa anterior. O candidato do PDT, André Ribeiro (PDT), que aparecia com 1% das intenções de voto, agora não pontuou.

Os números revelam um afunilamento da disputa pelo Senado no Estado.

Na sondagem anterior, o índice dos entrevistados que não sabiam ou preferiam não opinar era de 13%. Já brancos e nulos somavam, naquele momento, 18%. Agora, a poucos dias da eleição, o percentual de brancos e nulos chega a 15% e dos que não sabem ou preferem não opinar são 10%.

Veja também  Pesquisa Ipec mostra rejeição entre os candidatos ao Governo da Paraíba; veja números

Já com relação aos votos válidos, o cenário é o seguinte: 

Números na sondagem espontânea

O Ipec também aferiu as intenções de voto espontâneas. Nessa sondagem, o cenário é parecido. O ex-governador Ricardo Coutinho e Efraim Filho também aparecem empatados, com 12% das intenções de voto cada um. No levantamento anterior Ricardo tinha 9% e Efraim 8%.

A candidata Pollyanna Dutra foi citada por 6% dos entrevistados e Bruno Roberto por 3%. Na primeira pesquisa Pollyanna tinha 4% e Bruno 2%.

Já Sérgio Queiroz aparece com 1% das intenções de voto na pesquisa espontânea. O mesmo índice da sondagem anterior. Os candidatos Alexandre Soares, André Ribeiro e Manoel Messias não pontuaram.

Na pesquisa espontânea, 47% dos entrevistados não sabem ou preferiram não opinar. Já brancos e nulos somam 17%.

Dados da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro de 2022. Foram entrevistados 800 paraibanos em 37 municípios. A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB01979/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-03015/2022.

Comentário

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *