Ex-presidentes do STF declaram apoio a Lula e criticam Bolsonaro

By | 29/09/2022 9:18 am

Carlos Velloso e Celso de Mello declaram voto no petista, como fizeram Joaquim Barbosa e Nelson Jobim. Ministros criticam Bolsonaro

(Victor Correia, no Correio Braziliense, em 29/09/2022)

 

 (crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação)
(crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação)

Candidato do PT ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva conquistou o apoio de mais dois ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF). Desta vez, as declarações de voto partiram dos ministros aposentados da Corte Carlos Velloso e Celso de Mello. Eles se uniram, assim, a Joaquim Barbosa e Nelson Jobim. A expectativa da campanha petista é de que esse número seja ampliado com a adesão de Ayres Britto.

Celso de Mello, por sua vez, fez duras críticas a Bolsonaro. Em nota, o ex-presidente do STF disse que o chefe do Executivo “revelou a uma nação estarrecida por seus atos e declarações a constrangedora figura de um político menor, sem estatura presidencial, de elevado coeficiente de mediocridade, destituído de respeitabilidade política, adepto de corrente ideológica de extrema-direita que perigosamente nega reverência à ordem democrática, ao primado da Constituição e aos princípios fundantes da República”. Mello presidiu a Corte entre 1997 e 1999.

Na terça-feira, Joaquim Barbosa gravou um vídeo, a pedido da campanha de Lula, declarando apoio. Ele afirmou ser “preciso votar já em Lula no primeiro turno para encerrar esta eleição no próximo domingo”. O ex-presidente do Supremo destacou que Bolsonaro “não é um homem sério”. Barbosa foi considerado algoz do PT por ter relatado o processo do mensalão na Corte.

A campanha de Lula comemorou o aval, especialmente, de Barbosa e Velloso, justamente por terem apoiado ações no passado contra o ex-presidente e o PT. “A posição tão surpreendente e corajosa de membros do STF também é um gesto, como tantos outros que a história dirá, para a pacificação”, disse ao Correio o ex-governador do Piauí e coordenador da campanha Wellington Dias (PT). “São muitas as feridas que precisam sarar lado a lado, tão necessário para colocar este gigante chamado Brasil nos trilhos.”

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *