Ipec em SP: Tarcísio tem 46%, e Haddad, 41%

By | 12/10/2022 10:30 pm

(G1 SP — São Paulo, 


Os candidatos ao governo de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) — Foto: Divulgação

Os candidatos ao governo de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) — Foto: Divulgação

Pesquisa do Ipec encomendada pela Globo e divulgada nesta terça-feira (11) revela os índices de intenção de voto para governador de São Paulo. O candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 46%, e o candidato do PTFernando Haddad, 41%. Este é o primeiro levantamento feito pelo instituto após o primeiro turno das eleições.

Entre os eleitores paulistas, 84% afirmam que a decisão do seu voto é definitiva, e 16% declaram que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição.

Na pergunta espontânea de intenção de voto, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, 23% estão indecisos, ou seja, não sabem apontar espontaneamente em quem votariam.

 

  • Com renda familiar mensal superior a 5 salários mínimos (54%) em relação aos que têm renda de até 1 salário mínimo (37%);
  • Evangélicos (62%);
  • Que têm ensino superior (49%) ou ensino médio (48%) na comparação com os menos instruídos (40%);
  • Que vivem no interior do estado (52%);
  • Que avaliam como ótima ou boa a gestão do atual governador (55%);
  • Que moram em domicílio que ninguém recebe benefício do governo federal (48%) quando comparado àqueles que vivem em domicílios que alguém recebe (39%).

 

Quanto a Haddad, suas menções são mais expressivas entre eleitores:

  • Com renda familiar mensal de até 1 salário mínimo (52%);
  • Que vivem na região metropolitana de São Paulo (47%) em relação aos que moram no interior (35%);
  • Mulheres (45%), na comparação com homens (35%);
  • Católicos (45%) e aqueles sem religião ou com outra religião que não católica ou evangélica (49%) em relação aos evangélicos (28%);
  • Que avaliam como ruim ou péssima a gestão do atual governador (49%);
  • Que têm alguém no domicílio recebendo benefícios do governo federal (51%) na comparação aos que moram em domicílios que ninguém recebe (38%).

 

LEIA TAMBÉM:

Votos válidos

 

Considerando os votos válidos, quando são excluídos os votos nulos e brancos, Tarcísio tem 53% e Haddad, 47%. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Resposta estimulada e única, em % de votos válidos:

Espontânea

 

Na sondagem espontânea, quando os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos, Tarcísio aparece com 34%, e Haddad, com 30%.

Resposta espontânea e única, em % de votos totais:

 

Expectativa de vitória

 

Expectativa de vitória independentemente da intenção de voto:

 

Simulação anterior de 2º turno

 

Na simulação de segundo turno divulgada pelo Ipec em 1º de outubro, na véspera da votação do primeiro turno, Haddad tinha 42%, e Tarcísio, 38% (veja infográfico abaixo).

No primeiro turno, Tarcísio recebeu 9.881.995 votos (42,32%) e Haddad, 8.337.139 (35,70%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *