Institutos realizam levantamentos para projetar resultado do segundo turno
Os números foram divergentes com os dados divulgados na véspera do primeiro turno por parte de pesquisas. Após a eleição do dia 2 de outubro, o ministro da Justiça, Anderson Torres, pediu à Polícia Federal para que investigue os institutos de pesquisa. No dia 6, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) apresentou pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os institutos de pesquisa de intenção de voto.
No último dia 14, o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro, determinou a abertura de um inquérito para investigar as empresas Datafolha, Ipec e Ipespe, sob o argumento de haver indícios de que os institutos atuaram “na forma de cartel” para “manipular” as eleições, cometendo o mesmo erro sobre o resultado da votação do último dia 2.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, no entanto, suspendeu as investigações abertas. Moraes pediu para a Corregedoria-Geral Eleitoral e a Procuradoria-Geral Eleitoral investigarem se houve abuso de autoridade e de poder para favorecer a candidatura de Bolsonaro.
Confira as principais pesquisas eleitorais
No último Datafolha, divulgado em 14 de outubro, Lula está na frente, com 53% dos votos válidos. Bolsonaro tem 47%. Confira a pesquisa.
No último Ipec (antigo Ibope), divulgado em 17 de outubro, Lula está na frente, com 50% das intenções de voto. Bolsonaro tem 43%. Confira a pesquisa.
No último levantamento Genial/Quaest, divulgado em 13 de outubro, Lula está na frente, com 49% das intenções de voto no segundo turno. Bolsonaro tem 41%. Confira a pesquisa.
Na última pesquisa MDA, divulgada em 17 de outubro, Lula está na frente, com 53,5% dos votos válidos. Bolsonaro tem 46,5%. Confira a pesquisa.
Na sondagem mais recente do PoderData, Lula está na frente, com 52% dos votos válidos. Bolsonaro tem 48%. Confira a pesquisa.
No levantamento mais recente do Ipespe, Lula está na frente, com 53% dos votos válidos. Bolsonaro tem 47%. Confira a pesquisa.