(Blog do Jordan, em 18/11/2022)
A Igreja particular de Patos, por meio do senhor Bispo Dom Eraldo Bispo da Silva comunicou aos fiéis da Diocese, que vai haver algumas mudanças em várias paróquias no início de 2023. Entre elas paróquias grandes como, Nossa Senhora Da Guia, Santo Antônio, em Piancó e Nossa Senhora de Fátima entre outras.
Em nota, Dom Eraldo disse que as mudanças farão os párocos irem ao encontro dos afastados de sua comunidade, confira:
A renovação paroquial requer novas atitudes dos párocos. Em primeiro lugar, o pároco precisa ser um homem de Deus que fez e faz uma profunda experiência de encontro com Jesus Cristo. Essa vivência de discípulo fará o pároco ir ao encontro dos afastados de sua comunidade; caso contrário, contentar-se-á com aspectos da administração e promoverá uma pastoral de conservação. O ministério sacerdotal tem uma forma comunitária radical e só pode se desenvolver como tarefa coletiva.” (Doc.100 CNBB – Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia, n°. 204).
A Igreja diocesana cumpre a sua missão por meio da harmoniosa cooperação entre presbíteros e Bispo no serviço ao povo de Deus; a dinamização da pastoral passa pela alternância dos párocos, administradores e vigários paroquiais. Somos servidores da diocese formada por um conjunto de paróquias e comunidades que sempre esperam o gesto de obediência ao mandato de Jesus: ‘Ide e evangelizai.
Dom Eraldo Bispo da Silva
Bispo diocesano
Para o ano de 2023 segue os padres a serem transferidos:
- José Joácio da Nóbrega– Paróquia Sra. Sant’Ana – Santana dos Garrotes -PB
- Adailton Pedro da Silva — Paróquia N. Sra. da Guia — Patos — PB
- Luiz Gonzaga Pereira — Paróquia N.Sra. de Fátima — Patos – PB
- Fábio Abreu Lima — Paróquia Sto. Onofre — Junco do Seridó -PB
- Jorge Luiz Costa e Padre Ronaldo Oliveira dos Santos — Paróquia São Miguel Arcanjo -Tavares — PB
- Josivânio Soares de Oliveira — Paróquia N.Sra. das Dores -Mãe d’Água — PB
- Maurício Alves de Lucena Júnior — Paróquia Sto. Antônio – Piancó – PB
Bom Eraldo ainda informou que irá se reunir com todos para uma conversa e agradeceu aos padres que serviram durante os últimos anos em suas respectivas paróquias.
“Agradeço imensamente aos padres que serviram durante os últimos anos em suas respectivas paróquias, desejo êxito na missão aos que iniciam o seu ministério pastoral; ao povo de Deus, a gratidão e o pedido de uma boa acolhida aos seus novos pastores paroquiais”, disse Dom Eraldo.
Geralmente essas mudanças dos padres ocorrem entre 5 ou 6 anos, mas o Bispo é soberano para transferir conforme a necessidade da Diocese de Patos.
Comentário nosso
Há por trás da decisão de Dom Eraldo aquelas motivações por ele alegadas, mas há conjuntamente uma prática administrativa que não se pode perder de vista, já que os padres encarregados das paróquias têm também encargos administrativos. Por isso na Igreja, não só se rodiziam os padres, como bispos, arcebispos e cardeais. O longo tempo administrando uma organização pode levar ao comodismo e levar a uma intimidade para com os administrados que possa levar a atenuação da vigilância e cura sobre o relacionamento, em prejuízo comum. No Banco do Brasil convivemos desde priscas eras com uma prática de que um gerente nunca passa mais de cinco anos administrando uma agência, sob risco de perder a precaução necessária à segurança nos negócios no trato com funcionários e clientes. (LGLM)