Prefeitura de Patos está devendo outra avenida importante à cidade

By | 29/11/2022 10:47 am

(Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e advogado, em 29/11/2022, no Notícias da Manhã, da Espinharas FM)

A administração municipal nos surpreendeu a todos com a recente informação, alardeada em todas as redes sociais, de que estava construindo uma nova avenida na nossa cidade, a que seria dado o nome de Avenida Lagoa dos Patos e que melhoraria em muito a mobilidade urbana no centro da cidade de Patos.

Alguns anos atrás fomos presenteados com a construção da Alça Sudeste, que se propunha a desviar parte do tráfego pesado, vindo da região da Serra do Teixeira e dos bairros do Jatobá/Monte Castelo, e que deixaria de passar pelo Centro da Cidade e a partir da rua dos Dezoito do Forte atravessaria uma ponte sobre o Rio Espínharas e iria até a altura do Rodoshopping, de onde se ligaria à BR 230. A obra está em pleno funcionamento e tem prestado bons serviços à mobilidade urbana na área, pena que tenha sido construída sem a estrutura necessária para suportar tráfego pesado e já tenha exigido profundas reformas e recorrentes operações “tapa-buracos”.

Agora surgiu a ideia de uma nova avenida que, partindo da rua Felipe Camarão, passará pelo antigo campo de futebol do Colégio Estadual e se ligará a ruas do bairro de Brasília, tirando parte do tráfego que passa normalmente pelo Centro da Cidade, em demanda daquele bairro, do bairro do São Sebastião e levando à saída para Cajazeiras. A ideia é muito boa e esperamos que a construção seja benfeita para, como acontece com a Alça Sudeste, não viver demandando operações “tapa-buracos”.

A Avenida Lagoa dos Patos, já em adiantado estágio de construção, que receberá este nome porque passará mais ou menos por onde se localizava a antiga lagoa que deu o nome à cidade de Patos, poderá ter um papel importante também para o meio ambiente, se possibilitar o surgimento de um Parque nas margens do Rio Espinharas, como local de lazer para a população e de proteção ao meio ambiente, como se vem alardeando.

Mas a administração municipal ainda está nos devendo uma outra obra de muita importância para a mobilidade urbana de nossa cidade, obra com que já vêm nos acenando há vários anos, como uma daquelas promessas de campanha só lembradas em vésperas de eleição. É uma obra importante por muitos aspectos. Importante para a mobilidade urbana e importante para levar o desenvolvimento à área oeste da cidade de Patos.

Trata-se da Alça Noroeste ou outro nome que se lhe dê, ligando a BR 230, nas proximidades da Cruz da Menina, à BR 361, na saída para a cidade de Piancó, atravessando os bairros do Morro/Liberdade. Esta alça servirá para desviar o trânsito leve e pesado que vai da saída para Piancó para a saída para Pombal, sem passar pelo Centro da cidade, melhorando em muito a nossa mobilidade urbana. E não é, ao que nos parece, uma obra muito cara, pois, ao contrário da Alça Sudeste, não exige a construção de uma ponte como a que foi construída na altura da rua dos Dezoito do Forte, para ultrapassar o Rio Espinharas.

Eu não entendo por que até hoje esta alça não foi construída ainda. Dizem as más línguas que a obra seria tão barata que não geraria propinas valiosas para ninguém, nem vantagens para amigos que sejam proprietários de terrenos nas suas proximidades, como teriam gerado para proprietários da região da Alça Sudeste e até da nova Avenida Lagoa dos Patos.

Vamos continuar cobrando e torcendo pela construção desta obra que é, sem sombra de dúvida, tão ou mais importante do que a nova Avenida Lagoa dos Patos, por conta da qual parabenizamos os poderes públicos pela sua construção e pelos benefícios que poderá prestar ao seu entorno.

Comentário

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *