Quem são os mais cotados para Lula indicar ao comando das Forças Armadas

By | 08/12/2022 5:06 pm

Nome de José Múcio para o Ministério da Defesa pode ser anunciado nesta quinta-feira

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem três nomes para o comando das Forças Armadas. Seguindo o critério da antiguidade na seleção dos comandantes, o petista deve escolher o general Júlio Cesar Arruda para o Exército, o almirante Aguiar Freire para a Marinha e o brigadeiro Marcelo Damasceno para a Aeronáutica.

Lula avalia anunciar, ainda nesta quinta-feira, 8, o nome de José Múcio Monteiro como novo ministro da Defesa. O petista se programava para indicar seus ministros apenas após a diplomação, na segunda-feira da próxima semana, 12, mas o convite a Múcio já estava acertado, como mostrou o Estadão.

Exército

O general Júlio Cesar Arruda é o mais cotado para assumir a liderança do Exército. Aos 63 anos, Arruda é um dos poucos cuiabanos na área militar a atingir o posto de general de 4 estrelas do Exército brasileiro, o mais alto da corporação.

O general Júlio Cesar Arruda é o mais cotado para assumir a liderança do Exército.
O general Júlio Cesar Arruda é o mais cotado para assumir a liderança do Exército. Foto: Ten Ferrentini/CML

Arruda já atuou como comandante da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e como chefe do Comando Militar do Leste, que engloba Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Conhecido pela liderança e perfil conciliador, o general Arruda já liderou 46 mil homens em mais de 100 unidades nos três Estados. Arruda recebeu o posto no CM do Leste em abril de 2019, quando o general Walter Braga Netto, vice de Jair Bolsonaro (PL) nas últimas eleições, deixou o cargo.

O general ainda possui doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado, com ênfase em Engenharia e Operações Especiais, e exerceu a função de assessor militar do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI).

Marinha

O nome do almirante Aguiar Freire é cotado para a liderança da Marinha. Em dezembro de 2021, Freire assumiu o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) e permanece no cargo desde então. Ele foi declarado Guarda-Marinha em 1981.

O nome do almirante Aguiar Freire é cotado para a liderança da Marinha.
O nome do almirante Aguiar Freire é cotado para a liderança da Marinha.  Foto: Marinha do Brasil/Divulgação

Aeronáutica

O brigadeiro Marcelo Damasceno deve ser indicado pelo presidente eleito Lula como comandante da Aeronáutica. Atualmente, Damasceno é chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; ele assumiu o cargo em outubro de 2020.

O brigadeiro Marcelo Damasceno deve ser indicado pelo presidente eleito Lula como comandante da Aeronáutica.
O brigadeiro Marcelo Damasceno deve ser indicado pelo presidente eleito Lula como comandante da Aeronáutica. Foto: FAB/Divulgação

Damasceno já atuou como secretário do Ministro da Aeronáutica, comandante do Grupo de Transporte Especial – que realizam os transportes presidenciais e de outras autoridades – e da Base Aérea de Brasília. O brigadeiro é formado em Administração de empresas e tem cursos nas áreas de política e estratégia espacial.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *