Resolução para disciplinar orçamento secreto foi alvo de acordo com o STF

By | 14/12/2022 5:42 am

Texto foi apresentado a ministros da Corte com o objetivo de atender aos questionamentos da ministra Rosa Weber

(Mariana Carneiro, Julia Lindner e Gustavo Côrtes, na Coluna do Estadão, em 

 

Apresentada por Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a proposta de resolução do Congresso para disciplinar a distribuição do orçamento secreto foi levada a ministros do STF nos últimos dias. A expectativa de parlamentares é a de que o texto responda ponto a ponto a todos os questionamentos que a ministra Rosa Weber apresentará em seu voto nesta quarta (14). São pontos centrais da resolução feitos sob medida para Rosa: as indicações só poderão ser feitas por parlamentares, extinguindo o subterfúgio dos usuários externos; a obediência ao princípio da impessoalidade, ao definir a divisão da verba pelo tamanho dos partidos; e a garantia de que as emendas não serão impositivas, dando margem para que o Executivo dê a palavra final.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, em julgamento que pode tornar o orçamento secreto, gerido por meio das emendas de relator-geral, inconstitucional.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, em julgamento que pode tornar o orçamento secreto, gerido por meio das emendas de relator-geral, inconstitucional.  Foto: Wilton Junior/Estadão

COMO. A exigência de que 50% das chamadas emendas de relator sejam destinadas à saúde também ajuda, segundo parlamentares, a convencer a ministra Rosa Weber de que o Legislativo não pretende tomar o lugar do Executivo na aplicação dos recursos federais. É na saúde, porém, onde foram detectados indícios de desvios da verba do orçamento secreto.

ONDE. Parlamentares não abrem mão, contudo, de decidir para quais cidades serão destinadas essas emendas. Não se sabe se a Corte conseguirá concluir a votação ainda nesta semana, mas a leitura no Congresso é a de que este ponto não é mais entrave para a votação da PEC da Transição.

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *