(Blog de Jordan com Vale News PB, em 16/12/2022)
A Fazenda da Esperança São João Paulo II, instalada no território da Diocese de Patos aos 14 de dezembro 2014, celebrou nesta quarta-feira o seu VIII aniversário.
Dom Eraldo Bispo da Silva, 4º bispo da Diocese de Patos, lembrou que a Fazenda da Esperança São João Paulo II é a de número 100 e que foi uma semente plantada pelo seu antecessor, Dom Manoel dos Reis de Farias, e que por isso, há oito anos, este fora convidado para a celebração de instalação.
Na celebração, estiveram presentes representantes do Pilar da Caridade da Diocese de Patos, cujo coordenador, Irenaldo Pereira de Araújo, destaca a presença da Ação Social Diocesana de Patos, Pastoral da Criança, Pastoral do Menor, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral Carcerária e Casa da Misericórdia.
Como convidados ao evento, Maria Madalena Góis, agradeceu a presença da ex-prefeita de São José do Bonfim, Rosalba Mota, e do atual prefeito Esaú Rauel da Silva Nóbrega. Foram saudados os representantes do III Batalhão de Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros; da Empasa e do Fórum Miguel Sátiro; e da Secretaria de Controle do Município de Patos.
A celebração contou com a presença do Padre Washington, da Paróquia de São Sebastião, Condado; Padre Lucivaldo, reitor do Seminário Propedêutico São José; Padre Hugo Remígio; Padre Alixandre, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Malta; e Padre Sebastião Gonçalves, da Pastoral Carcerária e colaborador na Fazenda da Esperança.
Durante a celebração os acolhidos da Fazenda da Esperança tiveram participação ativa, participando da ação litúrgica nos cânticos, leituras e preces.
Dom Eraldo num gesto de amorosidade para com os acolhidos externou o quanto este espaço de convivência fraternal, tem deixado frutos. “A Fazenda da Esperança é uma expressão viva do Reino de Deus”, afirmou o bispo diocesano. Cada acolhido foi chamado pelo bispo diocesano para que as pessoas presentes pudessem conhecê-los, sendo entregue a cada um deles uma Bíblia Sagrada.
Ao final, foi entregue o certificado de conclusão de um ano na Fazenda a um jovem da Paróquia de Santo Onofre, do Junco do Seridó, sendo convidada a comunidade paroquial para acolhê-lo, momento marcado por muita emoção. O jovem fez um breve agradecimento e pôde externar o seu sentimento de gratidão.
Momento emocionante foi quando a palavra foi facultada a quem já passou pela Fazenda da Esperança. Um jovem que atualmente mora em Brejinho, estado de Pernambuco, demostrou sentimentos de gratidão pelo fato de ter ali entrado sem rumo na vida e que foi neste espaço que se reencontrou consigo e com a sua família. Atualmente, ele difunde esta obra por onde quer que passe. Outro depoimento, foi de um Senhor da cidade de Patos, que se viu diante de um grande abismo, causando tristeza e dor aos seus familiares e amigos. Num momento de angústia, ele se perguntava por que ele um homem bom estava causando tanto sofrimento aos seus. Foi no fundo do poço que uma mão lhe foi estendida e a levou até este território sagrado, que é a Fazenda da Esperança. Após um ano na Fazenda ele reencontrou o perdão dos seus e reconquistou boas amizades. A sua maior alegria foi o encontro com a Palavra de Deus, a partir do momento que esteve na Fazenda da Esperança.
A celebração foi concluída por volta das 18 horas, onde contagiados pela esperança vivenciada no momento todos se confraternizavam, desejando perseverança aos que ficam na Fazenda e aos que voltam para o seio de suas famílias. Que a Senhora Aparecida proteja a todas as pessoas envolvidas nesta obra divina.
Comentário nosso
Conheci de perto o trabalho desenvolvido na Fazenda da Esperança de Condado, há alguns anos, em visita a um amigo que ali estava em processo de recuperação, terminado com sucesso na época. A partir de então venho acompanhando o trabalho maravilhoso ali desenvolvido, com resultados positivos no trabalho de recuperação de dezenas de acolhidos. A nosso ver foi um dos investimentos sociais mais rentáveis da Diocese no último decênio, ao lado de vários outros que caminham com grande sucesso. Parabéns a toda equipe envolvida, principalmente minha querida amiga e colega de BB, Madalena Góis, através de cujas informações acompanho o desemprenho da Fazenda. (LGLM)