Aprovados em concurso da PB Saúde cobram convocação para assumir cargos nos hospitais da Paraíba  (seguida de comentário nosso)

By | 18/12/2022 5:00 am

(Jozivan Antero, no Polêmica Patos, em 06/12/2022)

 


A redação do Polêmica recebeu mensagem de um aprovado no concurso realizado pela PB Saúde, empresa criada para gerir hospitais do Estado da Paraíba. O concurso foi realizado em 2021 e até agora convocou apenas para o Hospital Metropolitano, pois o Governador João Azevedo não estendeu a administração dos demais hospitais para a empresa.

Veja mensagem enviada:

“Eu e mais algumas pessoas estamos no cadastro de reserva do concurso da PB saúde, entidade fundada para gerir hospitais da rede estadual de saúde.  Realizamos o concurso ano passado e o mesmo foi homologado em 10 de fevereiro de 2022. Já houve mais de 14 chamadas, mas na Paraíba apenas o Hospital Metropolitano faz parte da PB Saúde.

Nós estamos apreensivos. Muitos colegas passaram dentro das vagas e até o momento não foram chamados. Sabemos que a rede hospitalar na Paraíba é extensa, conta com diversos hospitais e a nossa preocupação é que na última segunda-feira, o MP, junto com o COREN, ao fiscalizar o Hospital de  Trauma de João Pessoa, verificou que há uma defasagem enorme quanto a falta de profissionais assistenciais, principalmente da enfermagem. Estes órgãos informaram ao Estado para que no prazo de 12 meses realize um concurso para o INGRESSO de funcionários no hospital de trauma.

Aí levantamos o questionamento: porque o Governo do Estado não passa o controle do Hospital de Trauma para a Fundação PB Saúde e essa faz a convocação dos profissionais aptos a assumirem os cargos na referida unidade?

O que não concordamos é que seja realizado um novo concurso tendo um ainda em vigência e com mais de um ano de validade pela frente, podendo ser prorrogado por mais dois”.

Em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde, recebemos a seguinte informação:

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirma que, em audiência com o Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre o dimensionamento das equipes de enfermagem, se comprometeu a apresentar ao MPT um cronograma para a realização de seleção de pessoal a ser realizada até novembro de 2023. Assim, ainda não há definição sobre data da realização, número de vagas ou modalidade da contratação.

A SES reafirma o compromisso com a saúde da população e a qualidade dos serviços prestados em sua rede hospitalar composta por 34 hospitais e 4 UPAs, distribuídas em todas as regiões do estado”.

Comentário nosso

A criação da Fundação PB Saúde é a nosso ver a alternativa para as famigeradas organizações sociais que tanto prejuízo deram à saúde na Paraíba. Mas, as contratações temporárias ainda continuam a acontecer para atender os interesses eleitoreiros da maioria dos políticos paraibanos. A política é inimiga de concursos públicos, forma de contratação pela Fundação PB Saúde, pois tira deles a oportunidade de fazerem a sua politicagem indicando seus eleitores para contratação. Por isso, esta demora na implantação da Fundação nos hospitais de todo o Estado. (LGLM)

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *