Nacional de Patos completa 61 anos de fundação. Conheça um pouco da história do Verdão Maravilha

By | 24/12/2022 7:30 am

(Genival Junior – Patos Online, 23/12/2022)

O Nacional Atlético Clube de Patos, comemorou nesta sexta-feira, 23 de dezembro, 61 anos de existência no futebol de Patos e da Paraíba.

Fundado em 23 de dezembro de 1961, o verdão maravilha surgiu quando um grupo de funcionários dos correios resolveu formar a equipe, que utilizou seu primeiro uniforme nas cores verde e amarelo, e posteriormente passou para as atuais verde e branco.

O alviverde patoense iniciou a sua trajetória futebolística como clube profissional em 1965, e teve na formação de grandes jogadores, craques pratas da casa, como uma de suas principais marcas ao longo da história.

Única equipe de Patos a vencer o Campeonato Paraibano da Primeira Divisão, no ano de 2007, o Nacional foi entre 1977 e 1981, pentacampeão do Torneio Incentivo promovido pela Confederação Brasileira de Futebol-CBF, e vice-campeão paraibano nos anos de 1978, 1990, 1991 e 2005.

Em 1989, se tornou o primeiro clube do Sertão da Paraíba a disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. Naquele ano, esteve juntamente com Treze e Botafogo-PB, e os norte-rio-grandenses ABC, América-RN e Baraúnas de Mossoró, disputando duas vagas, ficando em 49º lugar, entre as 96 equipes que disputaram a competição.

A trajetória que culminou no título Paraibano de 2007, teve início em 2005, quando a diretora investiu pesado, e o time realizou uma ótima campanha no estadual, alcançando 7 vitórias consecutivas nos 7 primeiros jogos, que culminou com a liderança geral do estadual e mais um vice-campeonato. De quebra, conseguiu vaga para disputar a Série C do Brasileiro, no mesmo ano.

Em 2007, faturou o 1º Turno contra o Sousa e na final do estadual derrotou o Atlético de Cajazeiras por 3 a 0, se classificando para disputar a série C, fazendo uma ótima campanha e quebrando a invencibilidade do Bahia, quando venceu no José Cavalcanti por 2×1. Ficou em 8º Lugar na classificação geral, pois teve de jogar a fase final da competição em Campina Grande-PB.

No ano seguinte, disputou a Copa do Brasil pela primeira vez, sendo eliminado na primeira partida pelo Internacional de Porto Alegre, ao perder por 4×0, no estádio José Cavalcanti, em Patos. Na ocasião, o Inter trouxe a Patos parte do time campeão mundial de 2006, contra o Barcelona da Espanha.

Depois de uma campanha regular no Campeonato Estadual de 2008 e ainda no segundo semestre do mesmo ano, conquistado o Título da Copa Paraíba, garantindo vaga para a Copa do Brasil pela segunda vez, em 2009. Na segunda oportunidade consecutiva no torneio, jogou contra o Fluminense, desta vez no Estádio O Almeidão, em João Pessoa, perdendo por 1X0, e fez o segundo jogo no Maracanã, perdendo para o Flu por 3 a 0.

Nos anos seguintes, não teve a relevância como nas temporadas anteriores, mas chegou a semi-final do campeonato paraibano neste ano de 2022, parando no Botafogo de João Pessoa, que ficou com o vice-campeonato, e obtendo o acesso à Série D neste ano de 2023.

Atualmente, o time está em preparação para o ESTADUAL 2023, que começa no dia 7 de janeiro, contra o CSP de João pessoa, em local a ser definido.

 

 

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *