(Blog do Jordan, em 29/12/2022)
O secretário de esportes, cultura e lazer do município de Patos, José Francisco de Sousa, mais conhecido como Zeca, concedeu uma entrevista, por telefone, ao Programa Polêmica, comandado por Jozivan Antero, na noite desta quinta-feira, dia 29 de dezembro, e trouxe uma notícia satisfatória para o torcedor do Nacional de Patos.
Segundo Zeca, houve uma reunião, das 9h30 às 15h00 desta quinta-feira, em Campina Grande, com o Procurador do Ministério Público Valberto Lira, junto com outras entidades, na qual foram mostrados todos os pontos do projeto do Estádio José Cavalcanti e a evolução no cumprimento das exigências do MPF.
“Nós levamos um material de vídeo e áudio e demonstramos como se encontrava o Estádio Municipal José Cavalcanti. Cumprimos todas essas etapas. […] Hoje de manhã tivemos uma vistoria do Corpo de Bombeiros, aonde foi demandado para João Pessoa as mudanças que nós realizamos. […] Isso é uma conquista enorme, porque cumprindo essas exigências, esse drama de todos os anos de estar apto ou não, o campo, a visitar e mandar jogos, acaba, porque estaremos dentro do padrão,” declarou o secretário Zeca.
O secretário de esportes falou um pouco das mudanças que serão encontradas na estrutura do Estádio Municipal para melhor receber o público e, de fato, atender ao que o MPF estabelece como padrão.
“Nós não tínhamos as instalações adequadas para receber o torcedor. Nós fizemos grandes transformações. Todas as exigências de guarda pública, que é a proteção, que as pessoas acima de uma altura, de 90 centímetros, se eu não me engano, têm que vestir, nós colocamos em todo o estádio. As divisórias foram respeitadas e um acesso de portão, porque o Estádio não tinha como entrar uma viatura do Corpo de Bombeiros em caso de incêndio. Nós aumentamos o tamanho do portão para quatro metros como diz o regulamento. Fizemos mais três entradas de portões ao campo, para, se tiver algum problema nas arquibancadas, teria como os torcedores entrarem em campo para o problema ser solucionado. Nós mudamos toda a parte de iluminação interna do estádio, e aquela arquibancada que estava comprometida e foram feitos vários vídeos, retiramos aquela cobertura, deixamos as vigas da cobertura, para que receba uma cobertura metálica, fazendo com que fique mais leve, mais segura e de fácil manutenção. As cabines da imprensa, todas foram reformadas. A parte de vestiário toda refeita. A parte de incêndio e prevenção, que são os extintores de incêndio, todos atualizados, certificados, o que torna o estádio apto. Nós pintamos todas as dependências do estádio, calçamos toda a parte comum, entre a arquibancada e o gramado, você não pisa mais em terra no estádio, tornando o estádio um dos mais seguros e confortáveis ao torcedor da nossa Paraíba”, finalizou o secretário.
O Procurador Valberto Lira, então, determinou que o chefe do Corpo de Bombeiros da região, o Coronel Saulo Laurentino, e o Tenente-coronel Esaú Lucena fossem averiguar todas as informações apresentadas do estádio e ambos os oficiais atestaram que, de fato, as medidas solicitadas foram cumpridas. Dr. Valberto garantiu que na próxima terça-feira (3) a decisão será oficializada e o Estádio José Cavalcanti será liberado para atender as exigências do Ministério Público e, sobretudo, receber um total de até 6.500 torcedores.
Um fato extra é que o próximo jogo do Nacional que estava programado para ocorrer no dia 6, contra o CSP, agora ocorrerá no dia 15, visto que o adversário está disputando a Copinha São Paulo de Futebol Júnior e solicitou o adiamento da partida.