VOCÊ NÃO PODE PERDER -QUINTA, 29/11- O título negado a Bolsonaro e Patos sem mudanças de secretários

By | 30/12/2022 9:56 am

 

 (Vicente Conserva – 40 Graus, 29/12/2022)

LIVRO-BOMBA?

Sem mandato em 2023, o deputado federal Julian Lemos (União) vai virar escritor e quer lançar um livro com os bastidores sobre tudo o que viveu com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Julian informou que pretende lançar até abril do próximo ano o livro.

bolsonaro_e_julian_lemos

“Nesse livro a gente vai dizer quem é quem nesse processo. Eu vou poder me defender desse revanchismo, já que a verdade só quem pode temer a ela é quem vive na mentira”, declarou o deputado à coluna. Ainda segundo Julian Lemos, “eu já vou começar a escrever esse livro em janeiro. Eu acredito que, no máximo, em 90 dias deve estar pronto.” Julian tem vivido, desde o rompimento com a família Bolsonaro, ataques nas redes sociais e pessoalmente dos filhos de Bolsonaro e dos apoiadores do presidente.

O que será que virá por aí? Será que ele vai contar o episódio em que teria levado uma cantada de um correligionário bolsonarista de Patos?

 

A LUTA QUE VALE

Hugo Motta 21

Numa demonstração inequívoca que é o maior líder político hoje do Sertão e de Patos, o deputado federal, Hugo Motta (Republicanos), foi mais um político a se pronunciar sobre a possibilidade do fechamento da sede do Ministério Público Federal na cidade de Patos. Hugo Motta se mostrou preocupado com a situação e afirmou que o MPF em Patos é de suma importância para a Justiça, sobretudo para a prestação de serviços aos mais necessitados.

Segundo ele, está na luta e vai fazer o possível para evitar que o órgão seja fechado em Patos.

 

DE PÉSSIMO GOSTO

Vazou na internet uma possível marca para o novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A logomarca, que traz na grafia da palavra “Brasil”, além das cores da bandeira nacional, detalhes em vermelho e cinza, gerou debates acalorados nas redes sociais ao longo desta semana. A imagem seria a marca do governo “Lula 3”, que traz também o slogan “Governo Federal – União e reconstrução”, uma referência à “frente ampla” defendida por Lula na campanha. Mas foi a inclusão da cor vermelha, que também identifica o partido do presidente, o PT, que gerou a maior parte dos debates nas redes sociais.

teste-1672083416853_v2_900x506

Fontes ligadas ao novo governo indicam que o desenho é apenas uma das muitas propostas que estão sobre a mesa da equipe de Lula. Sidônio Palmeira, o marqueteiro de Lula, participa da elaboração da identidade visual do novo governo.

 

RUIM ANTECIPAÇÃO

O governador João Azevêdo (PSB) dispensou pressa em mencionar os planos pós-governo, mas não descartou a possibilidade de disputar vaga de senador ou deputado federal, nas Eleições 2026. O gestor listou que tem apenas três alternativas. “Eu nem assumi o segundo mandato e já estão discutindo 2026. Não há essa discussão. O que se discutiu, e é natural que se discuta, só existirão três alternativas, no meu caso, para 2026: permanecer no governo até o fim do mandato, sair candidato ao Senado, sair candidato a deputado federal. Existe alguma outra alternativa?”, declarou o governador.

A imprensa da Capital vive de política e passa o tempo colocando pilha em todos os setores. Antecipar em quatro anos uma eleição é no mínimo irresponsável e querer arrumar chifre em cabeça de cavalo.

 

MELHOR ASSIM

A polêmica da concessão do título de cidadão paraibano ao quase ex-presidente Jair Bolsonaro, ganha novo e surpreendente capítulo. Ao contrário do que estava sendo divulgado, o projeto de lei dos deputados Valber Virgulinho e Cabo Gilberto ainda que obtendo maioria de votos, não obteve o quórum qualificado de 2/3 para sua aprovação, como determina o art. 271, parágrafo 3º, inciso V, c/c art. 320 do Regimento Interno da ALPB. Quem anuncia, portanto, o arquivamento de tal projeto é o Consultor Legislativo da Assembleia, Félix Araújo Sobrinho, conforme postagem sua em rede social há pouco.

ALPB-ARQUIVADO

Na verdade, não existe motivo aparente algum para tal concessão. Não tem serviços relevantes prestados à Paraíba. Melhor assim.

 

TEORIAS DE FUGA

Faltando um dia para Jair Bolsonaro encerrar seu último expediente como presidente da República e deixar a capital federal, um mistério intriga até mesmo os funcionários mais graduados do Palácio do Planalto: para onde ele vai quando embarcar no jato da Força Aérea Brasileira (FAB) que está reservado para ele e que deve decolar na próxima quinta-feira (29). O jornal O Globo na coluna de Malu Gaspar levantou algumas hipóteses. Segundo assessores do palácio relataram à equipe da coluna, um avião está de prontidão na Base Aérea de Brasília, com dois prováveis destinos, ambos nos Estados Unidos, na Flórida: o aeroporto de Fort Lauderdale e o de Miami.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEIB80WD-FILEDIMAGE

Assessores próximos têm dito que Bolsonaro vai passar uns dias no resort do ex-presidente americano Donald Trump, o Mar-a-Lago, em Palm Beach, no estado da Flórida. Outra ala, porém, afirma que ele deve mesmo ir para a Flórida, mas não ficará no mesmo resort de Trump.

 

DA ESPERANÇA A FRUSTAÇÃO

Da esperança a frustação. É o que pode se transformar a grande expectativa criada em torno de trocas de secretários do governo Nabor. Alguns secretários até podem sair, mas por vontade própria. Se por acaso o prefeito não fizer trocas, com certeza será por falta de nomes à altura e que queiram receber um salário muito aquém do que merece o cargo, cerca de pouco mais R$ 5 mil líquidos.

Nabor ANO LETIVO (4)

Simplesmente, mesmo alguns secretários não correspondendo, eles vão ficando nos cargos e testando a paciência de Nabor.

Comentário nosso

Com o baixo salário que se paga atualmente a um secretário fica dificil recrutar novos secretários, a menos que tenham e mantenham alguma outra atividade profissional, sejam ricos desocupados ou aposentados precisando de se ocuparem.  Ou estejam de olho em alguma “viraçãozinha”.  Ou alguém que queira fazer carreira política e tratem a função como investimento. (LGLM)

 

FALTA CORAGEM

Se há pouca expectativa para mudanças de secretariado no Governo Nabor III, vem dele a afirmação, com pedido de reserva, do secretário que pensa em entregar o cargo por não aguentar mais tanto trabalho e pouco reconhecimento ($$$). Só não entregou ainda para não deixar o chefe na mão.

Está faltando coragem? Tem um advogado ali doido para entrar no governo e o chefe parece não o querer mais por perto. Se chamar ele topa.

 

 

O BALUARTE

320390321_874968756967820_1688639818257114351_n

Se tem aqueles que pensam em deixar o barco, tem aqueles que passam longe disso. Ao longo de décadas, o secretário chefe de Gabinete, Pedro Leitão, se transformou no fiel escudeiro do Grupo Motta topando todas as paradas. Antes de tudo, é amigo da família e se mostra presente em todas horas. Como também, já passou por diversos cargos nas quatro administrações do grupo.

Esse é uma espécie de baluarte até nas campanhas eleitorais. Fiel da balança, sem dúvidas.

 

BRANCO TEM RAZÃO

O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) usou a tribuna da Assembleia Legislativa ontem para fazer um desabafo. E nele, também, deixou um recado sobre a disputa pela Presidência da Casa. O deputado reclamou que foi traído, após ter sido anunciado pelo partido como candidato à Presidência no primeiro biênio.

 

branco-mendes-adriano-galdino

As declarações tiveram destino certo: o atual presidente e companheiro de legenda, deputado Adriano Galdino.O problema é que, semanas atrás, o anúncio feito pelo Republicanos apresentou Branco e Adriano para comandar a Casa no primeiro e segundo biênios, respectivamente. E ele tem razão em demonstrar o seu desapontamento. Na política, aliás, esse tipo de manobra não é raro, mas tudo tem limite.

Na luta pela caneta milionária da Assembleia, Branco tem razão. Ponto.

 

SIGNIFICADO DA BRIGA

Como diria o poeta Vinicius de Moraes, “de repente, não mais do que de repente”, a cena político-partidária na Paraíba constrói nova cena na qual o presidente Adriano Galdino conquista a possibilidade de ser candidato a presidente no primeiro biênio de 2023/2024. Isto modifica expressivamente a conjuntura porque afeta acordo anterior e possibilita a Adriano Galdino construir um debate interno na Assembleia Legislativa para a Base Aliada decidir o segundo biênio. Só ela pode tomar a definição.

images-2022-12-28T211340.228

A possibilidade real de Adriano impõe a consciência de que o partido Progressista assume papel importante no atual processo político, além do mais o governador João Azevedo se mantém com liderança no processo diante da estrutura da Base a seu favor.

No entanto, como será o desfecho dessa briga interna dentro do Republicanos ninguém sabe. Branco Mendes vai entregar de mão beijada, ou será preciso a intervenção do presidente Hugo Motta para selar a paz?

« Voltar

Comentário

Comentário

Category: Blog

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *